Home . Notícias

Administração Municipal de Nova Odessa vai ampliar capacidade de represa de abastecimento

21/02/2007 Por pepe

O prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, e o diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Sergio Molina, anunciaram nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, que a Represa Lopes 1 será o primeiro reservatório de água bruta do sistema de abastecimento da cidade a ter sua calha de armazenamento ampliada. As obras devem começar nos próximos dias, assim que a Draga cedida pelo DAEE (Departamento de Água e Energia do Estado) ao município acabe de passar por sua manutenção periódica.

É na represa Lopes 1 que está a Estação de Captação do Jardim São Jorge, que responde por 50% da água tratada e distribuída pela Coden. Com as obras, é esperado um aumento de 40% na capacidade do reservatório, que pularia dos atuais 33 milhões de litros para mais de 46 milhões.

“Realizamos um processo de batimetria na represa, que mostrou que ela está bastante assoreada e pode ser ampliada através do trabalho da draga. Acreditamos que a capacidade desta represa seja aumentada em aproximadamente 40%”, afirmou Sergio Molina.
O equipamento a ser utilizado no desassoreamento e ampliação da represa é o mesmo que acaba de recuperar todo o trecho do Ribeirão Quilombo que corta a Zona Urbana de Nova Odessa – obra que vinha sendo executada desde 2005.

Medição
O presidente da Coden explicou que a batimetria consiste no “desenho” de todo o fundo da represa, através de medições da profundidade de centenas de pontos do reservatório realizadas com pêndulos. Os pontos de medição são determinados por GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Molina destacou também que a Coden já possui todo o licenciamento ambiental para a realização das obras de ampliação e desassoreamento da Lopes 1. “Obtivemos toda a documentação necessária, expedida pelo próprio DAEE, que realizou toda a análise de impacto ambiental da obra. Como a obra não mexe diretamente com áreas de preservação, não foi necessário o licenciamento pela Cetesb ou pelo DAIA”, completou.

Consumo futuro
No final de 2006, outra represa a ser ampliada em Nova Odessa passou por outro processo de medição, com metodologia diferente. O nível da Represa Recanto 2 foi propositadamente reduzido para a realização de levantamento topográfico e planialtimétrico do fundo do reservatório. Estes estudos vão permitir, em breve, ao início das obras de desassoreamento da represa, bem como o aumento da calha de armazenamento.

A ampliação das duas represas e a construção de mais um reservatório de água bruta, além da melhoria nos sistemas de captação e da própria ETA (Estação de Tratamento de Água), são algumas das obras planejadas pela Prefeitura e pela Coden para garantir o abastecimento de água da cidade pelos próximos 20 anos.

Por enquanto, o abastecimento de água, em Nova Odessa, não corre qualquer risco, cabendo apenas os alertas de praxe para que a população use a água tratada com racionalidade. Em cada sistema (Recanto e Lopes), são captados 90 litros de água bruta por minuto, em média. O tratamento e a distribuição são únicos e centralizados, feitos pela ETA do Jardim Bela Vista, onde as águas dos dois complexos de represas se misturam.


Veja também

Cetesb comprova que não houve contaminação em represas de NO

Leia na integra

Reservatório de 1,1 milhão de litros d?água é inaugurado em NO

Leia na integra