Home . Notícias

Prefeitura e Coden conhecem modelo para a ETE do Quilombo

28/08/2006 Por pepe

Representantes da Prefeitura de Nova Odessa e da Coden (Companhia de Desenvolvimento) visitaram, na última sexta-feira, 28 de agosto, uma estação de tratamento de esgoto em Poços de Caldas, a convite da empresa Giansante Serviços de Engenharia S/C Ltda, de São Paulo. A visita técnica serviu para que os técnicos do município vistoriassem, pessoalmente, uma das possibilidades para o sistema de tratamento a ser adotado na futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo.
A Giansante é a empresa vencedora da concorrência pública para a execução do projeto básico, do projeto executivo (planta) e do RAP (Relatório Ambiental Preliminar) da futura ETE do Quilombo. Segundo o diretor-presidente da Coden, Sergio Molina, a ETE de Poços de Caldas utiliza um moderno sistema conjugado, que utiliza tanto o tratamento anaeróbio quanto o aeróbio.
“É um sistema que estaria dentro dos valores que a gente espera investir na ETE do Quilombo, mas não é o único. A empresa ainda vai nos mostrar e oferecer ao menos mais dois tipos sistemas de tratamento”, comentou Molina. Segundo ele, uma das vantagens do sistema conjugado adotado por Poços é o pequeno volume de lodo gerado – muito menor do que o volume que seria gerado com a adoção de um sistema de lagoas aeradas.
Molina acredita que Nova Odessa ainda deve avaliar um sistema de lagoas aeradas ou de decantação. “Queremos chegar a uma opção que seja excelente tanto técnica quando financeiramente. A ETE do Quilombo terá de ser eficiente sem um custo operacional muito elevado. Existem sistemas que são muito eficientes, mas com custo operacional muito alto. E os sistemas mais antigos e baratos estão descartados. Estamos buscando um sistema que não produza odores, por estarmos em uma região conurbada”, justificou.
Segundo o diretor-presidente da Coden, outro aspecto positivo do sistema conjugado adotado pela administração da cidade mineira é o fato de a estação “se operar, praticamente, sozinha”. “O controle que ela tem de quantidade de entrada de esgoto ajusta automaticamente todo o processo de tratamento. Eles falam em até 96% de eficiência na redução da matéria orgânica”, completou Molina.
Além de Molina, estiveram presentes à visita outros três representantes da Coden, o assessor de Engenharia da Prefeitura, Carlos Augusto dos Santos, e outros três servidores municipais.
O projeto da futura ETE do Quilombo vai custar R$ 95 mil, com parte dos recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e 35% de contrapartida da Coden. Como a empresa também deverá entregar o RAP devidamente aprovado pelos órgãos estaduais competentes, Nova Odessa espera poder licitar rapidamente a obra da ETE.
A Prefeitura e a Coden estão disponibilizando à empresa todas as informações e dados necessários para o projeto. A ETE do Quilombo vai tratar 100% do esgoto doméstico produzido pelos 50 mil habitantes de Nova Odessa, cuja maior parte ainda é despejada in natura no Ribeirão Quilombo. O prazo para o término da obra civil é o final de 2008.

 

Veja também

Coden padroniza instalação de caixa de proteção de hidrômetros

Leia na integra

Coden substitui bomba em seu principal reservatório de água tratada

Leia na integra