Home . Notícias

Coden: busca por vazamentos na rede de água já apresenta resultados

26/07/2006 Por pepe

Na primeira noite de trabalho, a equipe da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) encarregada de executar o geofonamento de toda a rede de distribuição de água da cidade detectou nada menos que cinco pontos de vazamentos. Segundo a Companhia, três deles foram localizados na Rua Silvio de Paula, a principal rua da rota de fuga do pedágio do quilômetro 118 da Rodovia Anhanguera. O geofonamento da rede foi retomado semana passada.
“Falamos com alguns moradores, que nos disseram que o tráfego de caminhões pesados aumentou bastante nos últimos meses, principalmente nos horários de pico (manhã, meio-dia e final da tarde). Entretanto, o movimento de caminhões grandes continua por toda a noite”, comentou o diretor-presidente da Coden, Sergio Molina.
O tráfego de veículos pesados aumentou cerca de 30% desde que uma decisão judicial, em dezembro do ano passado, levou à suspensão da cobrança nas três praças municipais de pedágio criadas em 2001 para combater a rota de fuga. Os pedágios foram extintos meses depois. Para coibir a fuga, a Prefeitura reforçou o quadro de agentes de Trânsito e estuda autuar os caminhões de fora da região que estejam simplesmente desviando da Anhanguera por dentro da cidade – ou seja, aqueles que não comprovarem que estão carregando ou descarregando em Nova Odessa ou cidades vizinhas.
Segundo Molina, os funcionários da Coden encarregados da operação ficaram admirados com a quantidade de veículos de outras cidades que circulam pela Rua Silvio da Paula à noite. “Nesta quarta-feira, foram consertados dois vazamentos de grande porte. O trabalho de geofonamento continuará por tempo indeterminado. As equipes de manutenção, por sua vez, consertam os vazamentos apontados imediatamente. Cabe lembrar que as redes de esgotos das ruas utilizadas como rota de fuga também estão sendo danificadas, porém não é possível, neste caso (esgoto), identificar rompimentos com o geofone”, esclareceu o diretor-presidente da empresa de economia mista.
A retomada dos trabalhos de localização de vazamentos na rede de água tratada foi tomada pelo diretor-presidente da Companhia, Sergio Molina, e pelo prefeito Manoel Samartin. Ambos defendem o geofonamento como uma das formas mais eficientes de combater as perdas na rede. Em 2005, o trabalho permitiu uma redução significativa nas perdas de água, que caiu de picos de 59% para a casa dos 42%.
Uma vez colocado sobre o asfalto, o geofone permite que o operador ouça, através de um estetoscópio, os ruídos característicos de vazamentos. Os pontos de vazamentos são marcados e posteriormente reparados. O trabalho é realizado sempre à noite, período mais indicado por não colocar em risco a integridade física dos funcionários e porque o trânsito de veículos é menor, causando menos ruídos. Dúvidas poderão ser sanadas pelos consumidores através do telefone (19) 3476-8500.

Veja também

Prefeito e presidente da Coden visitam obras do Interceptor de Esgotos do Quilombo

Leia na integra

Coden e Prefeitura iniciam novo trecho do Interceptor de Esgoto Quilombo

Leia na integra