Home . Notícias

Prefeito e presidente da Coden visitam obras do Interceptor de Esgotos do Quilombo

07/07/2006 Por pepe

Na última terça-feira, o prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, visitou as obras do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo, ao lado do diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Sergio Molina. Ambos constataram o andamento acelerado da obra, feita em parceria entre Prefeitura e Coden e financiada em parte com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). A visita foi acompanhada também por técnicos da Coden e pelo assessor de Engenharia da Prefeitura, Carlos Augusto dos Santos.
O Interceptor de Esgotos, parte do projeto da futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo, é dividido em seis partes, ou “trechos”. Para que a obra avance com mais rapidez, dois destes trechos estão sendo construídos ao mesmo tempo, um de responsabilidade da Prefeitura, outro da Coden – empresa de economia mista que tem 99,7% de suas ações pertencentes à Administração Municipal.
O canteiro de obras já está no Jardim São Jorge. O trecho da Coden inicia-se no Córrego Bassora e termina atrás do campo de futebol do São Jorge. “Sabemos que esta obra ocasiona alguns transtornos, porém se trata de algo muito importante para o bem estar da população, para o meio ambiente, para a fauna e flora, etc. É só termos um pouco de paciência agora e colhermos os frutos mais tarde”, comentou Molina.
Na visão do presidente da Coden, quando todos os municípios da região estiverem tratando adequadamente seu esgoto e destinando corretamente seus resíduos, “teremos com certeza uma melhor condição de vida”.
Molina também reforçou junto ao prefeito a importância do aporte de R$ 500 mil em capital que a Prefeitura, proprietária da Coden, planeja fazer na Companhia, através de projeto de lei enviado à Câmara. O projeto prevê o remanejamento de dotações orçamentárias que não serão utilizadas este ano pela Prefeitura. “Com esse aporte de verba poderemos executar diversas obras e melhoramentos no sistema de saneamento”, disse Molina.
Segundo ele, a Coden já vem fazendo alguns pequenos investimentos com recursos próprios – que são poucos, pois a empresa não visa lucro. “Entretanto, Nova Odessa carece de muitas obras que demandam altos investimentos. Investir em saneamento básico é de extrema importância, pois nos possibilita continuar fornecendo água de excelente qualidade, garantir o abastecimento por muitos anos, reduzir as perdas físicas no sistema, afastar e, em breve, tratar todo o nosso esgoto”, justificou o presidente da Coden.
O prefeito Manoel Samartin, por sua vez, ressaltou que os remanejamentos previstos no projeto de lei não significam que as obras da Prefeitura cujas dotações estão sendo remanejadas deixarão de acontecer. O remanejamento só é possível exatamente porque parte ou a totalidade delas não vai acontecer este ano, por motivos que vão desde a maior prioridade das obras que a Coden vai fazer até a falta de financiamento externo aos projetos do Executivo. Além disso, a maior parte dos remanejamentos são sobras de pequeno valor retiradas de diversas dotações do Orçamento da Prefeitura.
“Essa verba também será usada para o pagamento da regularização das outorgas (licenças) necessárias para continuidade do sistema. O DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) já intimou a Coden e nos deu prazo improrrogável de 90 dias para que sejam regularizadas todas as captações de água bruta, todas as travessias de córregos e mananciais, todas as redes de coletor-tronco e interceptores de esgotos”, justificou Sergio Molina.
Outras obras e melhorias no sistema estão planejadas. “Por isso, é de extrema importância a verba que está sendo discutida neste momento na câmara dos vereadores. Estou à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários e acredito que os vereadores saberão entender as necessidades dessas obras e os benefícios que a cidade obterá com a realização das mesmas”, finalizou o presidente da Coden.


Veja também

Coden e Prefeitura iniciam novo trecho do Interceptor de Esgoto Quilombo

Leia na integra

Coden e Prefeitura participam de 1º Encontro sobre Saneamento

Leia na integra