Home . Notícias

Coden e Prefeitura iniciam novo trecho do Interceptor de Esgoto Quilombo

22/05/2006 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) iniciou nesta segunda-feira a construção do terceiro trecho do interceptor de esgotos que margeia o Ribeirão Quilombo e que servirá à futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Quilombo. O trecho está sendo construído ao mesmo tempo em que o segundo trecho, de responsabilidade da Prefeitura, para que a obra avance com mais rapidez.
O início das obras foi vistoriado nesta segunda-feira pelo prefeito Manoel Samartin, na companhia do diretor-presidente da Companhia, Sergio Molina. Trecho compreendido entre os postos de visita 44 ao 66, num total de 1.493 metros. O novo do Campo do Jardim São Jorge até o Córrego Bassora. A Coden terceirizou a obra a uma empresa especializada através de licitação. Assim como o trecho da Prefeitura, parte da obra é financiada pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e parte é feita com recursos municipais.
Do total a ser investido no trecho, R$ 335.906,03 são oriundos de financiamento do Fehidro, obtido em 2005 – o equivalente a 53,72% do trecho -, e o restante – R$ 289.363,47 – vai ser arcado pelo Município, através da Companhia de Desenvolvimento. A contrapartida da Coden é paga na forma de tempo de utilização de máquina e mão-de-obra, e equivale a 46,28%. Os recursos do Fehidro foram utilizados na aquisição dos tubos de concreto e material em geral.
“Nós temos um cronograma de seis meses para a execução total da obra, mas esse prazo pode variar de acordo com o tempo. É uma obra muito complexa por causa do tipo de solo. Quando abrimos as valas, elas se enchem de água devido à próxima com o lençol freático, e temos de drenar a água o tempo todo”, explicou o gerente técnico-operacional da Coden, engenheiro Arlindo Donato dos Santos.
As obras de construção do interceptor de esgotos do Ribeirão Quilombo, em Nova Odessa, continuam a pleno vapor. Dos dois trechos atualmente em obras, mais de 500 metros já estão prontos, com os tubos devidamente assentados no subsolo. Durante o fim de 2005 e início deste ano, a obra sofreu com a constância das chuvas, foi retomada em meados de fevereiro e deve ser acelerada agora, com o início do período mais seco, de inverno.
Os tubos de concreto variam de 1 metro a 80 centímetros de diâmetro por 2,5 metros de cumprimento cada, e são assentados em cima de um “berço” de concreto armado, devido à instabilidade do solo às margens do Quilombo. Alguns trechos do interceptor chegam a ficar abaixo do nível do lençol freático, o que torna necessária a instalação de anéis de borracha nas juntas, para o esgoto que vai passar pelo interceptor não contamine o ribeirão – e vice-versa.
Recentemente, o prefeito Manoel Samartin e o diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Sergio Molina, já haviam vistoriado o primeiro trecho da obra, que começou pelo Jardim Fadel e vai até o final da Vila Azenha. Os dois trechos totalizam 2,5 mil metros.
A Administração Municipal, através da Coden, já abriu licitação para o projeto técnico para estudo de concepção e execução e RAP (Relatório Ambiental Preliminar) da ETE do Ribeirão Quilombo, que deverá tratar, até 2008, 100% do esgoto doméstico produzido pela população de Nova Odessa.

 

Veja também

Coden e Prefeitura participam de 1º Encontro sobre Saneamento

Leia na integra

Coden duplica tratamento de água para acabar com problema de ‘eutrofização’ das represas

Leia na integra