Home . Notícias

Coden e Prefeitura participam de 1º Encontro sobre Saneamento

03/04/2006 Por pepe

Na última sexta-feira, 31 de março, o presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Sérgio Molina, o gerente químico operacional José Hilário Pessoa e o engenheiro responsável pelo setor de Engenharia da Prefeitura, Carlos Augusto dos Santos, participaram do 1º Encontro Técnico Sobre Saneamento Ambiental, que aconteceu em Campos do Jordão e tratou de assuntos de extrema importância para a qualidade de vida dos municípios.
“Ao todo, foram três dias de encontro, mas decidimos participar só do último dia, quando os assuntos eram voltados mais ao nosso município e ao trabalho que estamos desenvolvendo”, disse o diretor da Coden, ressaltando que participaram do evento cerca de 150 municípios. “Para Nova Odessa, estar lá foi muito importante, pelo aprendizado de novas técnicas e conhecimento de novos recursos”. Na sexta-feira, os assuntos tratados em forma de palestra foram: “Detecção de Microcistina Segundo Portaria 518 da Anvisa”, “Uso e Reuso da Água” e “Considerações e Aplicabilidade do Decreto Presidencial nº 5440”.
A detecção de microcistina trata-se da seqüência de análises microbiológicas já aplicada no município. Durante a palestra, foram apresentadas novidades em aparelhagem para análise e feita uma “troca de idéias” com os técnicos responsáveis de outras cidades. No debate sobre o uso e reuso da água, a escassez do líquido foi colocada em pauta. “De olho no futuro, o debate passou do uso para o reuso da água residencial e industrial”, explicou Molina.
“Nossa idéia é ver o que há de orientação neste sentido e passar a debater como e onde o reuso pode ser empregado em Nova Odessa. Na Coden, indiretamente, fazemos este serviço com o reuso da água de retrolavagem dos filtros da Estação de Tratamento, pois usamos aproximadamente 500 mil litros de água por dia para esta operação. Antigamente, esta água era descartada, jogada na rede de esgoto. Fizemos uma análise e ficou constatado que esta água tem condições de ser tratada novamente e consumida”, disse Molina. A Coden estuda a possibilidade de implantar o reuso em outras operações.
A última palestra tratou da aplicabilidade do Decreto Presidencial nº 5440, que obriga a divulgação dos resultados dos testes laboratoriais referentes à qualidade da água. O decreto estabelece que as empresas de tratamento e fornecimento de água divulguem um relatório anual sobre a qualidade de água, e também que seja colocado nas contas mensais alguns parâmetros de qualidade da água distribuída aos munícipes. “A Coden já divulga, desde 2005, a qualidade da água distribuída em suas contas mensais. E com certeza vamos continuar dentro das normais regulamentadoras”, concluiu Molina.


Veja também

Coden duplica tratamento de água para acabar com problema de ‘eutrofização’ das represas

Leia na integra

2ª blitz contra veraneio ilegal em represas flagra 150 banhistas

Leia na integra