Home . Notícias

Geofonamento: Coden inicia

06/07/2005 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) iniciou o trabalho de localização de vazamentos em toda a rede de distribuição de água potável da cidade. Há mais de um mês, um levantamento similar, concentrado nas ruas utilizadas como rotas de fuga do pedágio do quilômetro 118 da Rodovia Anhangüera, havia demonstrado que estes locais apresentam mais vazamentos que as outras vias, que agora serão vistoriadas em sua totalidade.
O trabalho começou em 27 de junho, pelo Centro da cidade. “Decidimos iniciar pelo Centro por se tratar do setor mais crítico e com o maior número de vazamentos. Acreditamos que uma das razões seja a tubulação muito antiga, talvez a mais antiga do Município”, explicou Molina. O geofonamento do Centro já foi concluído, e foram encontrados 73 pontos de vazamento no quadrilátero formado pelas ruas Heitor Penteado, Carlos Botelho, Independência e Anchieta.
Os técnicos vão percorrer todas as ruas da cidade, inclusive em chácaras. A próxima etapa deste trabalho será realizada possivelmente nas vias utilizadas como rota de fuga do pedágio do quilômetro 118 da Rodovia Anhangüera, considerado um dos grandes causadores de rompimentos de redes e vazamentos.
O trabalho está sendo realizado no período noturno, entre a meia-noite e as 6 horas. Segundo o diretor-presidende da Companhia, Sérgio Molina, a madrugada é o período mais indicado para o levantamento por não colocar em risco a integridade física dos funcionários, que trabalham nas ruas. “O trânsito de veículos é muito baixo e tem pouco barulho. E neste período o consumo de água é baixo, conseqüentemente aumenta a pressão de água nas redes e evidencia ainda mais os vazamentos”, justificou.
Segundo Molina, os profissionais foram devidamente treinados e têm boa acuidade auditiva. Para o levantamento, é utilizado um aparelho chamado geofone. Uma vez colocado sobre o asfalto, o geofone permite que o operador ouça, através de um estetoscópio, os ruídos característicos de vazamentos. Os pontos de vazamentos são marcados e posteriormente a equipe de manutenção vai até o local para efetuar os reparos.
Molina reuniu-se na terça-feira à tarde com o prefeito Manoel Samartin para tratar do assunto. Outra reunião deverá acontecer ainda este mês, na qual serão definidas as diretrizes a serem adotadas para sanar o problema. “Em relação ao Centro da cidade, com certeza haverá necessidade de altos investimentos pois, o número de vazamentos é muito grande. Um dos nossos maiores desafios é reduzir o índice de perdas, que hoje ultrapassa a casa dos 50%”, declarou Molina.
“A Coden agradece a compreensão da população. Possivelmente alguns moradores estranham a presença do nosso pessoal nas proximidades de suas residências em horário não habitual. Entretanto, nossos funcionários estão devidamente identificados com crachá e usando colete refletivo próprio para trabalhos noturnos”, garantiu o diretor da Companhia. Dúvidas e sugestões podem ser dadas pelos telefones 0800 771 1195 ou pelo 3476 8500.

 

Veja também

Acontecimento histórico: Nova Odessa obtém Licença Ambiental Prévia da ETE do Quilombo

Leia na integra