Home . Notícias

Coden, bombeiros voluntários e Defesa Civil retiram 2 ton de algas da Represa Recanto 1

16/02/2021 Por Admin Coden

Equipes da Coden Ambiental, bombeiros civis voluntários e integrantes da Defesa Civil de Nova Odessa finalizaram na sexta-feira (12/02) a limpeza da Represa Recanto 1, retirando da superfície do reservatório cerca de 2 toneladas de algas que vinham se proliferando no local. A Coden é a empresa de economia mista responsável pela coleta, tratamento e distribuição de água no município, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo na cidade.

 

“Estávamos com três funcionários da Coden, mais cinco bombeiros voluntários e dois membros da Defesa Civil no local. Esta é a nossa principal fonte de captação de água gruta, que fornece cerca de 60% do abastecimento de água do município (uma vazão de cerca de 130 litros por segundo. Iniciamos os serviços ainda na semana passada só com os funcionários da Coden e, desde o começo desta semana, estávamos contando com essa parceria”, explicou o novo diretor técnico da companhia, Rean Gustavo Sobrinho.

 

“Estamos prevendo fazer este serviço periodicamente. Ocorre que as algas não só atrapalham na sucção da ECA (Estação de Captação de Água), podendo causar entupimentos das tubulações, como também possuem muita matéria orgânica e, por isso, dificultam o tratamento d’água na ETA (Estação de Tratamento de Água). Então fazemos esse serviço preventivo para melhor a qualidade da água bruta e, consequentemente, facilitar o tratamento, fornecendo ainda mais qualidade para a população, como determinou o prefeito Leitinho (Cláudio José Schooder)”, acrescentou o diretor presidente da Coden, o biólogo Elsio Álvaro Boccaletto.

 

Construído no final dos anos 1970, o Sistema Recanto é composto por três reservatórios e é responsável por aproximadamente 60% da água captada, tratada e distribuída na cidade. “Temos duas captações, mas de modo geral o Recanto é o que abastece mais o município, que tem maior volume de água e por isso é nossa principal produtora”, disse Sobrinho.

 

Atualmente, a disponibilidade hídrica do município vem de um sistema de reservação composto por seis represas: Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2 e a Santo Ângelo. O Córrego Recanto é o principal manancial de abastecimento, em cujas represas são armazenados até 2 milhões de metros cúbicos de água bruta. “A Represa Santo Ângelo fornece água bruta para a Represa Lopes 2, pois nós não tratamos diretamente do Santo Ângelo”, concluiu o diretor técnico da Coden.

 

SEM VARANEIO

 

Segundo as equipes técnicas da Coden, apesar das cercas, das placas de proibição e dos diversos alertas feitos nos últimos anos através da imprensa, banhistas, veranistas e pescadores, infelizmente ainda podem estar utilizando indevidamente os reservatórios, principalmente aos finais de semana.

 

Eventuais pescadores, banhistas e veranistas, se flagrados, podem responder pelo crime definido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) ao nadar nas represas e ao sujar estes locais, e infringiriam o Código Florestal (Lei Federal nº 4.771/65) ao invadir as APPs (Áreas de Preservação Permanente). Nas represas, as APPs correspondem a uma faixa de 50 metros contados a partir das margens, em todas as direções.

 

Há ainda o crime de dano ao patrimônio público cometido por quem corta as cercas instaladas pela Coden Ambiental para ter acesso às margens dos mananciais. Quem for flagrado ainda pode ser autuado por invasão de propriedade, já que as áreas adjacentes às represas são particulares. A prisão em flagrante pode ser feita pela Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e pela GCM (Guarda Civil Municipal).

Veja também

Recesso: Coden Ambiental suspende atendimento presencial entre 23 e 31 de dezembro

Leia na integra

Coden Ambiental antecipa salário referente a dezembro e fecha ano com R$ 4 milhões em caixa

Leia na integra