Home . Notícias

Coden Ambiental discute crise hídrica em reunião do Parlamento Metropolitano da RMC

05/07/2021 Por Edneia Reami

O presidente da Coden Ambiental, Elsio Álvaro Boccaletto, participou na sexta-feira (02/07) da reunião promovida pela Associação do Parlamento Metropolitano da RMC que discutiu a crise hídrica da região. O evento foi sediado em Americana, no auditório do CCL (Centro de Cultura e Lazer) e contou com representantes de 12 municípios vizinhos. Além do presidente da Coden, Nova Odessa foi representada pelo presidente da Câmara Municipal Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin.

 

O foco da reunião foi a situação dos rios e represas que abastecem a população das cidades que compõem a RMC. Convidado para a abertura dos trabalhos, o prefeito de Americana Chico Sardelli, defendeu a necessidade de ações conjuntas dos municípios das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para por fim ao lançamento de esgoto na Represa Salto Grande. “Precisamos de ajuda para salvar a nossa represa”, ressaltou.

 

O presidente da Coden Ambiental, que também integrou a mesa, fez um apelo para que os participantes se empenhem na conscientização da população sobre o consumo consciente da água. “Apesar de todos os esforços que os governos fazem para o combate ao desperdício de água as pessoas ainda lavam as calçadas e têm um comportamento inacreditável, como se a água nunca fosse faltar. Precisamos aproveitar esse momento de crise hídrica anunciada para intensificar campanhas de comunicação de forma que toda a sociedade seja incentivada a adotar hábitos de consumo adequados”, afirmou.

 

Ele ainda reforçou a necessidade da inclusão do meio ambiente como questão prioritária no debate político. “No ano que vem teremos eleições. É preciso um esforço de todos os partidos para que os candidatos tenham a defesa do meio ambiente como pauta fundamental, senão as crises serão cada vez maiores e sempre recorrentes”, concluiu o presidente.

 

A Prefeitura Municipal de Nova Odessa, por intermédio da Coden Ambiental, tem atuado intensamente para garantir a segurança hídrica da cidade. Em junho, a empresa alcançou 34% do prolongamento da adutora Córrego Palmital – ETA 1, na Rodovia Rodolfo Kivitz, que permitirá a captação de 70 litros de água bruta por segundo, o equivalente a um terço da vazão diária total. Até o final do ano, está prevista a conclusão da ETA 2 – Santo Ângelo, que garantirá um volume de água tratada de 3,6 milhões de litros/dia, aumentando em 20% o volume de captação atual. Também serão construídos 11 mil metros de rede.

 

No início de 2022, a Coden Ambiental deverá iniciar a construção da nova represa de Nova Odessa, anunciada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. Em fase de elaboração do projeto executivo, a obra deverá ampliar em até 20% o volume de água bruta armazenada da cidade e será construída na área existente ao longo da Rua Fioravante Martins até ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta, entre os bairros Jardim São Manoel e Jardim Maria Helena.

 

Legenda foto: Representando a Coden Ambiental, o diretor técnico Rean Augusto Sobrinho, o diretor financeiro Hamilton Lorençatto e o presidente Elsio Boccaletto. Representando a Câmara Municipal de Nova Odessa, o presidente Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin.

 

Veja também

Coden visita mais um centro de referência em Educação Ambiental: o Bosque do Saber de Indaiatuba

Leia na integra

Coden Ambiental completa 34% do prolongamento da adutora Córrego Palmital – ETA 1

Leia na integra