Home . Notícias

Coden Ambiental instala macromedidor de vazão para melhor aproveitamento da água captada na represa São Jorge

13/07/2021 Por Edneia Reami

A Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, está intensificando esforços para que a crise hídrica instalada no país não afete o município. A mais recente ação da empresa foi a instalação, na terça-feira (13/07), de um macromedidor de vazão telemétrico de carretel próximo à Estação de Tratamento de Água – ETA 1, no ponto de chegada da água bruta vinda da Estação de Captação de Água – ECA São Jorge.

 

A inciativa vai garantir alta precisão aos índices de perda de água, informando se os 84 litros por segundo captados na represa São Jorge estão seguindo em sua totalidade para as fases de tratamento e distribuição ou se existe queda no volume esperado ocasionada por vazamentos.

 

Além de aumentar a disponibilidade de água tratada para a população, essa medida permite um melhor custo benefício das operações realizadas na ETA 1, que também recebe água bruta da represa Recanto e do Córrego Palmital e está preparada para tratar 210 litros de água bruta por segundo.

 

De acordo com o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho, até agora a rede que liga a ECA São Jorge à ETA 1 contava apenas com um macro medidor de vazão na saída da represa. “Com a instalação desse segundo medidor, estamos ganhando condições de considerar apenas as perdas reais, eliminando a possibilidade de desvio do índice por erros de medição”, explicou.

 

Atualmente, o índice de perda de água da Coden Ambiental é referência regional por ser um dos mais baixos, ficando em apenas 28%. Para alcançar esse resultado, a empresa realiza monitoramento remoto, por sistema de telemetria, em tempo real, da pressão e vazão em 52 pontos das redes e dos volumes registrados na saída dos reservatórios.

 

Outro esforço é a constante renovação do parque de hidrômetros residenciais, com a troca daqueles que possuem mais de cinco anos de uso. No Brasil, estudo do Instituto Trata Brasil realizado em 2021 apontou perdas de água na ordem de 39,2%.

 

A instalação do macromedidor da marca Isoil Lamon faz parte da diretriz da atual diretoria da Coden de colocar em uso equipamentos novos adquiridos na gestão anterior e que encontram-se armazenados no almoxarifado da empresa. “As perdas de água são um dos pontos frágeis do sistema de Saneamento Básico em todo o mundo. Elas trazem impactos negativos à sociedade, ao meio ambiente e à receita das concessionárias. Não podemos desperdiçar recursos na solução desse problema e, por isso, vamos garantir o retorno de investimentos que já foram realizados pela Coden e que são necessários aos avanços dos nossos serviços”, concluiu o presidente da empresa Elsio Álvaro Boccaletto.

 

A operação realizada pela Coden durou quatro horas e foi concluída sem afetar o abastecimento de água à população. Participaram os funcionários Paulo Sérgio Araújo (Mineiro), Eli Cássio Rodrigues, Odilon Siqueira de Souza, Roberto Barilon Júnior, Luiz Cláudio Castro (Alemão), Gustavo Luis Clarindo, Linaldo Ferreira da Silva, Edivaldo Aparecido Pereira e Natalício Ferreira Marques.

Veja também

Funcionários da ETE Quilombo realizam capacitação técnica

Leia na integra

Coden manterá plantão para casos de urgência no feriado de 9 de Julho

Leia na integra