Home . Notícias

Vice-prefeito de Ibitinga visita Nova Odessa em busca de referência nos serviços de água e esgoto

04/08/2021 Por Edneia Reami

Na terça-feira (03/08), o prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, recebeu a visita do vice-prefeito de Ibitinga Frauzo Ruiz Sanches, que veio conhecer os serviços de água e esgoto prestados pela Coden Ambiental, concessionária de saneamento básico local. Na ocasião, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, trocou algumas experiências de gestão e apresentou ao visitante o Programa NOS (Nova Odessa Solidária), de auxílio emergencial municipal, que está beneficiando cerca de mil famílias com três parcelas de R$ 200,00.

 

Além do encontro com o prefeito Leitino, o vice-prefeito Frauzio, que também é gestor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Estância Turística de Ibitinga), foi acompanhado pelo presidente da Coden Ambiental Elsio Álvaro Boccaletto e pelo diretor técnico da empresa, Rean Gustavo Sobrinho em uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Quilombo e à represa Recanto 1, que faz parte do sistema de captação de água de Nova Odessa.

 

De acordo com o visitante, sua vinda ao município foi recomendada pelo diretor geral da ARES PCJ (Agência Reguladora das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) Dalto Favero Broch. “Estamos em busca de algumas soluções para os serviços de água e esgoto em Ibitinga e Nova Odessa é considerda como uma referência regional em saneamento básico. Realmente, foi o que eu encontrei. Fiquei impressionado com a organização e os recursos disponíveis”, avaliou Frauzo.

 

A ETE Quilombo atende 96% dos moradores de Nova Odessa, tratando 100% do esgoto coletado e devolvendo água praticamente limpa ao Ribeirão Quilombo, o que garante à cidade índices considerados de excelência no esgotamento sanitário. A unidade conta com quatro reatores Biopaq Ubox, de tecnologia holandesa, que permite a ocorrência de duas fases de tratamento – aeróbia e anaeróbia – no mesmo tanque. Um dos diferenciais destes reatores é a eliminação do odor característico do lodo resultante do processo. Juntos, os equipamentos tratam 110 litros por segundo e garantem à ETE Quilombo uma capacidade estimada para atender 80 mil habitantes, um número bastante superior à população de Nova Odessa, que totaliza, aproximadamente, 60,9 mil pessoas.

 

De acordo com o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho, um dos interesses demonstrados pelo vice-prefeito de Ibitinga na ETE Quilombo foi o projeto de compostagem do lodo, que deverá ser retomado em futuro próximo pela Coden. “Atualmente, a ETE Quilombo produz mais de 5 toneladas de lodo por dia, que são destinadas para aterro sanitário. Porém, nossa intenção é que o material orgânico do esgoto possa ser processado na ETE, em composteira já disponível, para ser reaproveitado em fins ambientais, como a adubação do solo em áreas públicas na cidade” explicou o diretor.

 

Além do tratamento de esgoto, Nova Odessa ainda se destaca por abastecer 98% da população de Nova Odessa com água tratada, considerada uma das melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Também é referência regional por ter um dos mais baixos índices de perda de água, de apenas 28%.

Veja também

Limpeza do reservatório Castelo interrompe água em 4 bairros de Nova Odessa nesta terça

Leia na integra

Coden Ambiental recebe visita técnica do DAEE para orientar projeto de desassoreamento das represas

Leia na integra