Home . Notícias

Coden Ambiental reforma filtros da Estação de Tratamento de Água e melhora eficiência do processo

11/11/2021 Por Edneia Reami

Para manter o padrão de excelência da água tratada de Nova Odessa, que é considerada uma das melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico do município, está realizando uma reforma estrutural em três filtros da Estação de Tratamento de Água – ETA 1. A expectativa é que a obra seja concluída até o final de janeiro, se as condições climáticas permitirem.

 

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, visitou a obra na quarta-feira (10/11) ao lado dos diretores da Coden – o presidente Elsio Álvaro Boccaletto, o diretor Financeiro Hamilton Lorençatto e o diretor Técnico Rean Gustavo Sobrinho – e elogiou o trabalho. “Fazia 11 anos que um trabalho como este não era feito e a reforma dos filtros é muito importante porque garante a qualidade final da água que nossa população vai receber em casa”, apontou.

 

O sistema de tratamento de água da ETA 1 é composto por oito floculadores, quatro decantadores e quatro filtros. De acordo com o diretor técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho, um dos filtros foi reformado em caráter experimental em 2020, com a substituição das camadas filtrantes e das crepinas. “Na ocasião, comprovamos um aumento de eficiência na retenção de impurezas da água e agora estamos adotando o mesmo procedimento para os outros três filtros”, explicou ele.

 

O investimento da Coden na iniciativa é de R$ 241,9 mil e os serviços estão sendo executados pela empresa Sanerveg Consultoria em Projetos e Obras, vencedora do processo de licitação. Incluem a retirada de todos as camadas por onde a água passa na fase de filtração – carvão antracito, areia, pedrisco e brita -, o tratamento de trincas e a impermeabilização dos tanques, além da colocação de novos materiais filtrantes.

 

A reforma será feita em um tanque de cada vez, não implicando na suspensão do abastecimento de água. Outro fator de tranquilidade para a população é que todos os insumos a serem aplicados atendem às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

 

A remoção de impurezas de cerca de 16 milhões de litros de água tratada por dia na ETA 1 começa com a coagulação e a floculação, fases do tratamento em que as partículas sólidas unem-se em flocos maiores, os quais sedimentam-se no fundo dos decantadores. A filtração é a última barreira empregada para segurar as impurezas da água, que na sequência passa pelo processo de desinfecção. Neste último passo, a água recebe cloro para a eliminação de micro-organismos causadores de doenças, hidróxido de cálcio para correção de pH e, também, flúor para a prevenção de cáries.

 

Depois de tratada, a água é levada à população por meio de um sistema de 11 reservatórios, com capacidade de 12.250 metros cúbicos, e uma rede de distribuição de 282,76 quilômetros de extensão.

 

Veja também

Segunda etapa de desbaratização e desratização na rede de esgoto será concluída em dezembro

Leia na integra

Coden Ambiental celebra o Outubro Rosa com iluminação especial e doação de alimentos

Leia na integra