Home . Notícias

Nota da Coden sobre a mudança de local para a construção da nova represa em Nova Odessa

12/11/2021 Por Edneia Reami

A Coden Ambiental, empresa responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, informa que os estudos de avaliação do terreno onde seria construída a nova represa da cidade, anunciada em maio pela Prefeitura Municipal, não confirmaram a viabilidade técnica do local.

 

A represa tinha sido idealizada para ocupar área existente ao longo da Rua Fioravante Martins até ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta, entre os bairros Jardim São Manoel e Jardim Maria Helena, onde estão as nascentes dos córregos Capuava e Piconi.

 

O espaço foi inicialmente escolhido pela Coden por atender os pré-requisitos estabelecidos para a obra. Além de dispor de duas novas fontes de captação de água, apresenta características adequadas de reservação e dispensa a necessidade de desapropriação por se tratar de uma área pública.

 

No entanto, a sondagem realizada por empresa especializada constatou um solo de baixa resistência para suportar a carga da represa, ficando a continuidade do projeto atrelada a altos investimentos na troca do solo e na instalação de estacas de concreto e pedra. Essa estratégia elevaria o custo da obra de R$ 3,5 milhões para, aproximadamente, R$ 25 milhões.

 

Além do encarecimento, o ganho hídrico também se mostrou abaixo da expectativa da área técnica da Coden, que contava com um acréscimo de 15% a 20% no volume total de água bruta reservada do município, calculado em 2,5 milhões de metros cúbicos.

 

Prezando pelo bom manejo dos recursos públicos, a Coden Ambiental e a Prefeitura de Nova Odessa optaram pela avaliação de novos locais que apresentem potencial para a construção da obra. Em paralelo, a empresa também está contratando um Plano Hídrico para o apontamento de soluções que aumentem o abastecimento de água do município.

 

Também ficou definido que no entorno da área entre a Rua Fioravante Martins e a Avenida Ampelio Gazzetta será mantida a construção de um parque linear, com pista de caminhada, ciclovia e paisagismo, conforme estava previsto no projeto inicial da nova represa.

Veja também

Coden Ambiental reforma portões e alambrados das Estações de Captação de Água e dos reservatórios do São Francisco

Leia na integra

Coden Ambiental reforma filtros da Estação de Tratamento de Água e melhora eficiência do processo

Leia na integra