Home . Notícias

Coden se engaja ao Novembro Azul com palestra para funcionários e iluminação especial

17/11/2021 Por Edneia Reami

Nesta quarta-feira (17/11), a Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, marcou seu engajamento ao Novembro Azul com uma palestra promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para conscientizar seus funcionários sobre a prevenção do câncer de próstata. Ainda com o objetivo de reforçar esse alerta mundial para a atenção à saúde do homem, a empresa adotou a cor azul na iluminação noturna do reservatório de água localizado em sua sede.

 

 

O evento para os funcionários foi precedido de um café da manhã no pátio da empresa e contou com a presença do secretário municipal de saúde Silvio Corsini e a da secretária adjunta da pasta Sheila Moraes. Também integraram a equipe responsável pela ação o médico urologista Dr. José Lourenço Jorge Alvarenga, que ministrou a palestra, e o coordenador de Educação Continuada do Hospital Municipal de Nova Odessa, o enfermeiro André Roberto de Barros.

 

 

Silvio Corsini se mostrou satisfeito com a adesão do público masculino à atividade. Dos 120 colaboradores homens, 45 registram presença, o equivalente a uma participação de 37,5%. “Agradeço vocês que estão aqui por entender a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o secretário.

 

O presidente da Coden, Elsio Álvaro Bocaletto, ressaltou a importância da iniciativa e antecipou o interesse da Coden em promover ações semelhantes abordando outros temas da saúde. “Agradeço a Secretaria de Saúde por compartilhar conosco as orientações que o Novembro Azul traz para todos os homens e quero reafirmar que as portas da empresa estão sempre abertas para este tipo de trabalho”, afirmou.

 

Durante a palestra, o Dr. José Lourenço recomendou aos homens a partir de 45 anos, mesmo que não apresentem sintomas, consultar anualmente um urologista para fazer o exame físico, conhecido como toque retal, além do PSA, exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, ambos utilizados para rastrear o câncer de próstata. “O exame de toque retal é muito simples, rápido e eficiente”, complementou o médico. Na rede municipal, o primeiro passo para buscar o diagnóstico é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

 

Além de receber orientações sobre os fatores de risco, as formas de diagnóstico e os tipos de tratamento da doença, os funcionários da Coden também puderam fazer o pedido para a realização do PSA na rede municipal de saúde. Agora, basta que os interessados se dirijam ao laboratório do Hospital Municipal de Nova Odessa, com a solicitação do exame em mãos, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 10h, e aos sábados, das 7h às 11h, para fazer a coleta de sangue.

 

De acordo com orientações da equipe de saúde, é necessário que, nos cinco dias antes do exame, a pessoa não tenha mantido relações sexuais, andado de bicicleta ou praticado equitação (andar a cavalo). O exame não requer jejum. Assim que o resultado do PSA for emitido, o paciente será avisado por telefone, pela Secretaria de Saúde, qual a data de sua consulta com o urologista, quando então será feito o exame físico.

 

Saiba mais

 

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, e com o passar dos anos se espalhou para vários países, chegando ao Brasil em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Um dos objetivos dessa campanha é quebrar os tabus em torno do diagnóstico do câncer de próstata, que envolve o toque retal, um exame que os homens ainda relutam em realizar em função do preconceito. No entanto, motivos não faltam para que a população masculina coloque os cuidados com a saúde acima dessas barreiras:

 

• O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens após tumores de pele do tipo não melanoma.
• A cada sete minutos, um câncer de próstata é diagnosticado.
• A cada 40 minutos, ocorre um óbito pela doença.
• 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido à doença.
• 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados.
• Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada.
• É possível diagnosticar a doença precocemente.
• Com diagnóstico precoce as chances de cura são de 90%.

 

Fonte: Dr. José Lourenço Jorge Alvarenga, médico da rede municipal de saúde de Nova Odessa.

Veja também

Nota da Coden sobre a mudança de local para a construção da nova represa em Nova Odessa

Leia na integra

Coden Ambiental reforma portões e alambrados das Estações de Captação de Água e dos reservatórios do São Francisco

Leia na integra