Home . Notícias

Coden conclui licitação para a impermeabilização de reservatório do sistema Klavin

12/01/2022 Por Edneia Reami

No final de dezembro, a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, concluiu o processo de licitação para a impermeabilização de um dos reservatórios que compõem o sistema Klavin. Os serviços serão custeados com recursos próprios da Coden, no valor de R$ 300 mil e deverão se iniciar em janeiro de 2022, com previsão de término após três meses.

 

O sistema Klavin é formado por quatro reservatórios, dois metálicos e dois de concreto armado, que totalizam 4 milhões de litros. Juntos, eles abastecem com água tratada uma população de aproximadamente 20 mil habitantes nos bairros Alvorada, Capuava, Santa Rita 1 e 2, Palmeiras, Jequitibás, São Manoel, Primavera, Klavin, Altos do Klavin, Campos Verdes, Monte das Oliveiras, Marajoara, Novos Horizontes e Imigrantes, além de chácaras na região Oeste da cidade.

 

O reservatório que será impermeabilizado é circular, em concreto armado e tem capacidade de 1 mil metros cúbicos, ou 1 milhão de litros, e se encontrava desativado. Sua reforma consistirá na colocação, em toda a parte interna do tanque, de uma manta de PVC, também conhecida por geomembrana de PVC. Agora, Coden aguarda a entrega da documentação por parte da empresa escolhida para emitir a ordem de serviço da obra.

 

“A manta de PVC é uma tecnologia mais avançada comparada aos demais métodos de impermeabilização. Além de ser um produto de alta resistência, maior durabilidade e de rápida aplicação, garante mais segurança ao processo de instalação porque vem com as emendas prontas de fábrica, dispensando a geração de calor dentro do reservatório para a junção das partes. Isso diminui significativamente os riscos do trabalho realizado em espaços confinados”, explicou o diretor Técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.

 

Nova Odessa conta com um complexo de 11 reservatórios para o armazenamento de 12.050 m3 de água tratada. Além dos quatro no Parque Residencial Klavin, outros três estão instalados na sede da Coden, localizada no Jardim Bela Vista, dois no Jardim São Francisco, um no Jardim Santa Luíza e um Condomínio Recanto Solar.
A manutenção e melhoria das unidades da Coden é uma das prioridades da atual gestão para aumentar a qualidade dos serviços prestados à população. No início de abril de 2021, entrou em operação um dos reservatórios no Jardim São Francisco, do tipo apoiado, com um volume útil de 600m3.

 

Na segunda quinzena de agosto, foi concluída a reforma do maior reservatório da cidade, do tipo apoiado, em concreto armado, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, pertencente ao conjunto da sede da Coden. O próximo reservatório a ser reformado será o Castelo, também instalado na Coden, para o qual está programada uma manutenção completa ainda no início de 2022. Do tipo elevado, com capacidade de 400 metros cúbicos, o Castelo é o reservatório mais antigo da cidade, com quase 70 anos.

 

Até 2023, mais um reservatório de 700 metros cúbicos será instalado no Recanto Las Palmas. O projeto inclui a construção de adutora, além de 11 mil metros de rede e ligações de água nos lotes, o que elevará a capacidade total de armazenamento do município para 12.750 metros cúbicos e beneficiará diretamente a área do Pós-Anhanguera, única região da cidade ainda não atendida com abastecimento de água. As obras do Pós-Anhanguera devem se iniciar já nos próximos meses.

Veja também

Prefeito e funcionários da Coden refirmam parceria em prol de Nova Odessa

Leia na integra

Coden Ambiental reforça horários de coleta de lixo no final de ano

Leia na integra