Home . Notícias

Coden conclui licitação para instalação de adutora, redes e reservatório no Pós-Anhanguera

13/01/2022 Por Edneia Reami

100% da população de Nova Odessa passará a ter abastecimento de água até 2023

 

A Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, concluiu no dia 10 de janeiro o processo de licitação para a obra que vai garantir abastecimento de água ao Pós-Anhanguera, a única região da cidade ainda não atendida por esse serviço, formada pelos bairros Chácaras Recreio Represa, Las Palmas e Acapulco.

 

Com previsão de início no primeiro semestre de 2022, a obra inclui a construção de 2.500 metros de adutora interligando a Estação de Tratamento de Água – ETA 2 Santo Ângelo, a ser inaugurada em breve, a um reservatório metálico de 700 m3 que será instalado no bairro Las Palmas. Também fazem parte do projeto a construção de 11 mil metros de rede e a ligação de água em 470 lotes.

 

Orçada em R$ 3,5 milhões, a iniciativa tem previsão de entrega de 12 meses e elevará a capacidade total de armazenamento de água tratada do município dos atuais 12.050 metros cúbicos para 12.750 metros cúbicos. Agora, Coden aguarda a entrega da documentação por parte da empresa escolhida para emitir a ordem de serviço da obra.

 

“A obra no Pós-Anhanguera é um grande marco para Nova Odessa porque, até 2023, passaremos de 98% para 100% da população abastecida com água tratada, que é considerada uma das melhores da região”, afirmou o presidente da Coden, Elsio Alvaro Boccaletto.

 

A Coden vem investindo intensamente para garantir a segurança hídrica do município. Além da obra no Pós-Anhanguera, em outubro de 2021 a empresa concluiu o prolongamento da adutora que integrou o Córrego Palmital à Estação de Tratamento de Água – ETA 1, eliminando as perdas que ocorriam no trajeto agora desativado até a represa Recanto 2.

 

Nos próximos meses, está prevista a conclusão da ETA 2 – Santo Ângelo, que garantirá um volume de água tratada de 3,6 milhões de litros/dia, aumentando em 19% o volume de captação atual do município, que é de 19 milhões de litros por dia.

 

No mesmo período, começa a impermeabilização de um dos reservatórios do Klavin, que tem capacidade de 1 mil metros cúbicos, ou 1 milhão de litros, e se encontrava desativado. A empresa também já obteve a licença e deverá iniciar em breve o desassoreamento da represa São Jorge, que integra o sistema de captação de água de Nova Odessa.

Veja também

Coden conclui licitação para a impermeabilização de reservatório do sistema Klavin

Leia na integra

Prefeito e funcionários da Coden refirmam parceria em prol de Nova Odessa

Leia na integra