Home . Notícias

ETE Quilombo é visitada por profissionais do serviço de água e esgoto de Bebedouro

06/06/2022 Por Edneia Reami

A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Quilombo de Nova Odessa continua sendo referência para os municípios paulistas. Nesta segunda-feira (06/06), a unidade recebeu a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB), que veio conferir o funcionamento dos reatores Biopax Ubox, a mesma tecnologia empregada na estação de tratamento que está sendo construída na cidade visitante.

 

Na ocasião, o SAAEB foi representado pelo presidente Gilmar Aparecido Feltrin e o diretor Técnico Vinícius Ferreira. Eles foram acompanhados pelo engenheiro civil Fábio Camolese e o administrador Fernando Camolese, responsáveis pela empresa que está executando as obras da nova estação de tratamento. Por parte da Coden, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, esteve presente a responsável técnica da ETE Quilombo, a engenheira química Camila Jorge Gomes.

 

Atualmente, Bebedouro trata 33% do esgoto coletado e com a iniciativa atingirá 100%. A nova unidade contará com dois reatores para tratamento de 100 litros de resíduos por segundo e atendimento de até 80 mil habitantes. De acordo com o presidente da SAAEB, cerca de 95% da obra civil já está concluída e os serviços seguem com a montagem dos equipamentos internos.

 

“Tivemos o primeiro contato com a ETE Quilombo em 2013. Nessa época, nossa autarquia assinou um convênio com o Ministério das Cidades para ampliar a capacidade de tratamento de esgoto. Inicialmente, fizemos a opção pelo sistema de lodo ativado, mas ao conhecer o modelo de Nova Odessa, entendemos que o custo de implantação da tecnologia Biopax Ubox é menor, sem contar a vantagem da eliminação de odores. Então, alteramos o nosso projeto e hoje estamos satisfeitos pela escolha que fizemos lá atrás”, avaliou Gilmar.

 

A ETE Quilombo atende 96% dos moradores de Nova Odessa, tratando 100% do esgoto coletado e devolvendo água praticamente limpa ao Ribeirão Quilombo, o que garante à cidade índices considerados de excelência no esgotamento sanitário. A unidade opera com 4 reatores para o tratamento de até 110 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes, um número bastante superior à população de Nova Odessa, que totaliza, aproximadamente, 61 mil pessoas.

 

“Os reatores da ETE Quilombo são de tecnologia holandesa e permitem a ocorrência de duas fases de tratamento do esgoto – aeróbia e anaeróbia – no mesmo tanque. Um dos diferenciais deste processo é a eliminação do odor característico do lodo resultante do processo”, explicou a responsável técnica da unidade.

 

Além de Bebedouro, a ETE Quilombo foi visitada nos últimos meses por profissionais dos serviços de água e esgoto de Ibitinga, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e São Pedro, interessados na troca de conhecimento e experiências.

Veja também

Obras no Pós-Anhanguera avançam 50% com a instalação de mais de 10 mil metros de redes de água

Leia na integra

Coden Ambiental interrompe água nesta terça para retomar manutenção no reservatório Castelo

Leia na integra