Home . Notícias

Tentativa de furto de fios de cobre na Estação de Captação de Água Palmital fracassa com alerta do sistema de monitoramento da Coden

29/06/2022 Por Edneia Reami

Na manhã desta quarta-feira (29/06), a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, registrou uma tentativa de furto de fios de cobre na Estação de Captação de Água – ECA Palmital, que fica no bairro Jardim dos Lagos I. Com a chegada da equipe técnica da empresa, que foi alertada sobre o desligamento do conjunto moto-bomba da unidade pelo sistema de monitoramento dos pontos de vazão da rede de água, os invasores interromperam a ação e fugiram.

 

De acordo com o diretor Técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho, quando os funcionários da empresa se aproximaram do local, por volta das 6 horas, foi possível perceber a presença de três estranhos se dirigindo a um veículo Gol que foi utilizado na evasão e estava com a placa coberta. Neste momento, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi chamada. “Não houve tempo para o trio levar os fios de cobre, mas eles já tinham desligado o alarme de segurança, aberto valas e desaterrado trechos do sistema de cabeamento elétrico próximos à entrada de energia, ao ponto de captação de água e à casa de bombas”, afirmou ele.

 

Além da ECA Palmital, Nova Odessa ainda conta com outras duas estações de captação de água bruta, uma instalada na represa São Jorge e outra no sistema Recanto. Esta estrutura hídrica permite a retirada de até 19 milhões de litros de água por dia e garante uma disponibilidade de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de água bruta reservada. “Os serviços de religamento dos cabos já se iniciaram e deverão ser concluídos na quinta-feira. Até lá, a captação no Córrego Palmital estará suspensa, mas o abastecimento de água não será afetado porque aumentaremos o volume de captação nas demais represas”, completou o diretor.

 

Das estações de captação, a água é bombeada até a Estação de Tratamento de Água – ETA 1, que fica na sede da Coden, no Jardim Bela Vista, onde são tratados, em média, 16 milhões de litros que são distribuídos a 25 mil residências e estabelecimentos da cidade por uma rede de mais de 282 Km, atendendo uma população estimada em 61 mil pessoas.

Veja também

Prefeito e vice acompanham desassoreamento da represa São Jorge em Nova Odessa

Leia na integra

ETE Quilombo é visitada por profissionais do serviço de água e esgoto de Bebedouro

Leia na integra