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NOTA DE ESCLARECIMENTO: Leituras já foram retomadas desde 13/04/2020

15/05/2020 Por pepe

 Na última quinta-feira (14) o Procon Nova Odessa, por meio de sua página da rede social Facebook, republicou a matéria do dia 07/04/2020, veiculada no site da Coden Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos em Nova Odessa, que dizia o seguinte: “Sem leituristas nas ruas, Coden emite faturas com base na média dos últimos 6 meses”.

A referida matéria informava a suspensão da leitura presencial dos hidrômetros entre os dias 23 de março a 09 de abril, e o consumo aferido com base na média aritmética dos últimos 6 meses, diante da necessidade de preservar a vida dos servidores da CODEN (dos leituristas, em especial), garantindo-lhes o distanciamento social – única medida efetiva no combate ao contágio e a transmissão do novo coronavírus –, assim como em atendimento ao decreto publicado pelo Governador do Estado de São Paulo.

Ainda assim, é necessário salientar que apenas 24,28% das contas de referência do mês de março e 38,04% das contas de referência do mês de abril foram faturadas pela média de consumo. Registre-se, ainda, que o procedimento adotado foi amparado pela Agência Reguladora Ares PCJ, que regula e fiscaliza a prestação de serviços públicos de saneamento  básico deste Município.

As leituras presenciais estão restabelecidas desde o dia 13/04/2020, conforme se pode concluir da leitura atenta da matéria.

Contudo, “a republicação da matéria pelo PROCON, sem maiores explicações e sem a devida contextualização, tem confundido os munícipes e gerado inúmeras reclamações junto a empresa, em sua grande maioria indevidas em razão dos fatos acima” explica o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro.

“Vale frisar que desde o início da pandemia a Coden tem se empenhado ao máximo para manter um atendimento ágil e eficiente a todos que precisam maiores informações sobre suas contas”, afirma Ongaro.

O Chefe do Setor de Contas e Consumo da Coden, Alexandre Rodrigues da Rosa, enfatiza que os pedidos de análises das contas podem ser feitos a qualquer momento. “Estamos atendendo normalmente toda e qualquer reclamação pelos nossos canais de atendimento (0800-771-1195 – ligação gratuita; e-mails: atendimento@lp.coden.com.br, sac@lp.coden.com.br; e aplicativo de mensagens WhatsApp: (19) 99599-7766)”, explica.

Quando necessário, abre-se uma Ordem de Serviço para atendimento da demanda do consumidor, onde o fiscal de serviços da Coden se desloca até o imóvel, para in loco analisar a reclamação, e esta procedendo, em seguida o Setor de Atendimento e Contas e Consumo realiza o recálculo necessário na fatura, sempre obedecendo de forma rigorosa aos critérios contidos nas Normas e Resoluções as quais a Coden está vinculada. "É nosso dever prestarmos a todos os usuários o melhor e mais ágil atendimento possível", finaliza Rodrigues.


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