Home . Notícias

Relatório anual atesta qualidade da água aprovada por 95% dos novaodessenses

04/03/2020 Por pepe

A Coden Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos em Nova Odessa, inicia nesta quinta-feira (5) a distribuição do “Relatório Anual de Qualidade de Água 2019”. O documento que será entregue a todos consumidores da cidade traz informações detalhadas da composição da água produzida pela companhia. No ano passado, a água captada, tratada e distribuída pela Coden foi aprovada por 95% da população novaodessense, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Indsat.

Em duas páginas, o relatório apresenta análises químicas mês a mês da água distribuída no município em 2019, com base em 95 parâmetros. Entre eles estão índice de cloro, PH, sódio, cloreto, flúor, heterotróficas, turbidez e coliformes totais. O documento é uma espécie de raio-X do líquido que “brota” 24 horas por dia das torneiras dos mais de 24 mil imóveis. O impresso traz ainda informações sobre os sistemas de reservação, captação e tratamento.

A publicação – que carrega a nova marca da Coden Ambiental – segue os padrões estabelecidos pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. A divulgação da análise atende ao Decreto Federal 5.440, de 4 de maio de 2005, que cria instrumentos para que o consumidor seja informado sobre a qualidade da água que recebe. A distribuição do material será feita por funcionários da companhia e deve ser concluída até 10 de abril.

Além da entrega casa a casa, a Coden vai disponibilizar o relatório em sua página oficial na internet (www.coden.com.br), além de fixá-lo para consulta pública na sede da companhia, no Paço Municipal, no Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’, em todas UBS’s (unidades básicas de saúde) e no Setor de Vigilância e Educação em Saúde, órgão responsável pelo monitoramento da qualidade de água no município.

“O novo relatório possui todas as informações sobre a água captada, tratada e distribuída pela companhia. Ele traz resultados detalhados das análises diárias que fazemos para garantir que a população receba água de qualidade, de forma ininterrupta. O índice de satisfação aferido na última pesquisa realizada no município mostra que estamos no caminho certo”, avaliou o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro.

O presidente se refere à pesquisa divulgada em janeiro pelo Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), com base em levantamento feito no último trimestre de 2019. Segundo o estudo, 95% dos moradores avaliaram a água distribuída na cidade como boa ou ótima. O município obteve 840 pontos na pesquisa, melhor desempenho desde 2016, quando a avaliação começou a ser feita no município. O resultado pôs Nova Odessa na liderança da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no quesito qualidade da água.

A água tratada consumida em Nova Odessa é captada de um conjunto de represas formado pelos sistemas Recanto (Recanto 1, Recanto 2 e Recanto 3) e Lopes (Lopes 1 e Lopes 2). Em janeiro do ano passado, a Coden Ambiental iniciou a construção da segunda ETA (Estação de Tratamento de Água) da cidade, que elevará a capacidade de tratamento para aproximadamente 105 mil moradores e deve ser concluída em outubro. Nos últimos sete anos, a Coden investiu mais de R$ 55 milhões nos sistemas de água e esgoto de Nova Odessa.

Veja também

Coden Ambiental suspende atendimento administrativo e mantém serviços operacionais no Carnaval

Leia na integra

Coden Ambiental lança nova marca e anuncia plano de transformar lixo em energia

Leia na integra