Home . Notícias

Obras da 1ª fase da ETA Santo Ângelo estão 90% concluídas

28/10/2019 Por pepe

A construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Santo Ângelo, a segunda de Nova Odessa, segue em ritmo acelerado, tanto que 90% das intervenções previstas na 1ª fase dos trabalhos já foram concluídas. Ao mesmo tempo, a empresa vencedora da licitação dá seguimento à segunda etapa, que atingiu 10% das obras nesta semana. Nesta sexta-feira (25), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza vistoriou o canteiro de obras, na região do Pós-Anhanguera, e se mostrou bastante satisfeito com o ritmo dos trabalhos.
 
Pronta, a ETA Santo Ângelo garantirá água tratada para até 105 mil moradores. Ela está orçada em R$ 2,7 milhões e deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2020, com capacidade para tratar 3,6 milhões de litros de água por dia, beneficiando diretamente 11 bairros. “Faço questão de sempre reservar um dia da semana para acompanhar o andamento de todas as obras, que são muitas, e essa é uma das mais importante. Fico feliz em ver que, a cada dia, a nossa nova estação de tratamento vai ganhando corpo. Trata-se de uma obra para o futuro, já que conseguiremos elevar para até 105 mil moradores, a nossa capacidade de abastecimento, lembrando que hoje temos 60 mil moradores em Nova Odessa. Isso mostra o tamanho do legado que vamos deixar ao fim da nossa administração”, disse o prefeito Bill.
 
“Nova Odessa tem hoje apenas uma estação de tratamento de água, que fica na sede da Coden e foi construída no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Ou seja, de lá para cá ninguém investiu na construção de uma nova estação. O governo do prefeito Bill tem investido pesado no combate às perdas com a troca de rede, fizemos o desassoreamento e recuperamos as nascentes e agora estamos construindo essa nova estação, que vai captar água no Córrego Santo Ângelo”, explicou o diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro.
 
Atualmente, a estação de tratamento de água de Nova Odessa trata, em média, 14,5 milhões de litros por dia para atender uma população de 60 mil habitantes. A unidade que fica na Coden é responsável pelo abastecimento de 100% dos imóveis dos bairros urbanos e pela maior parte do abastecimento das chácaras de veraneio do município.
 
INVESTIMENTOS. Com mais de R$ 50 milhões em investimentos nos últimos seis anos, a Coden reduziu o índice de perdas de água tratada no sistema (água que se perde entre os reservatórios e as residências) de 45,1% em 2012 para 26% em 2018 e ampliou a disponibilidade de água na rede. Em 2013, a empresa tratava 17,5 milhões de litros de água por dia para atender toda a cidade. Hoje, a companhia consegue atender uma população maior tratando 3 milhões de litros a menos.

Veja também

Dia do Servidor: Coden suspende atendimento ao público na segunda (28)

Leia na integra

Coden recadastra aposentados e pessoas com neoplasia maligna para isenção da tarifa de lixo

Leia na integra