Em razão da ampla de divulgação de um levantamento sobre a qualidade da água tratada distribuída em vários municípios da região de Campinas, incluindo Nova Odessa, a Coden informa o seguinte:
> A pesquisa citada usou como parâmetro normas e padrões suíços, país europeu onde algumas das substâncias mencionadas têm sua utilização proibida.
> A água distribuída à população de Nova Odessa – reconhecida como uma das melhores da Região Metropolitana de Campinas, como apontam pesquisas constantes feitas por órgãos de credibilidade como o Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) – não está imprópria e/ou contaminada.
> A Coden trabalha com um rigoroso processo de tratamento de água que atende todas as diretrizes da Portaria de Consolidação 5/2017 (substituta da Portaria 2914/2011), do Ministério da Saúde, que estabelece parâmetros de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
> A água tratada é submetida a análises periódicas, e os resultados, monitorados pela Vigilância Sanitária de Nova Odessa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e a Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
> Com 42 anos de trabalho dedicado à população, a Coden garante a qualidade da água potável de Nova Odessa e reitera que não há nenhum problema de contaminação.
A Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa vem trabalhando para modernizar seus sistemas de água e esgoto, investindo na troca das redes de distribuição de água tratada; na ampliação da produção, com a ETA Santo ngelo, nossa segunda estação de tratamento de água, em construção na região do Pós-Anhanguera; na produção de água de reuso; e em melhorias constantes na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
A Coden reafirma seu compromisso com o povo de Nova Odessa.