Home . Notícias

2º Mutirão de Limpeza das represas de Nova Odessa reúne 52 voluntários e retira 42 m³ de entulhos

17/05/2010 Por pepe

Realizado no último sábado, dia 15 de maio, o 2º Mutirão de Limpeza das represas de armazenamento de água para abastecimento de Nova Odessa superou as expectativas e reuniu 52 voluntários. O Mutirão, organizado por diversos setores da sociedade e do Poder Público, atuou na Represa Recanto 1, no Bairro Cachoeira, das 9 às 13 horas, e coletou cerca de 42m³ de lixo e entulho da represa de abastecimento, de suas margens e das áreas adjacentes.

Foram 7m³ retirados manualmente e outros 35 m³ com o auxílio de um caminhão basculante, retirados da estrada que liga Nova Odessa ao bairro Mathiensen, em Americana.

Com uma adesão bem maior do que na primeira edição – realizada no ano passado e que coletou 5 m³ de lixo e entulho das margens da represa Recanto 2 –, os voluntários utilizaram peneiras e fisgas, que são cabos de madeiras com ganchos nas pontas, para facilitar a coleta.

Para o depósito dos materiais e lixos recolhidos nas margens e matas ciliares, foram usadas sacolas. Na água, houve o reforço de dois barcos, um da Coden (Companhia de Desenvolvimento) e outro da Polícia Militar Ambiental, que tornou possível também a coleta de materiais dispersados na lamina d’água.

Dentre os voluntários, estavam o prefeito Manoel Samartin, o secretário de Saúde, Sérgio Molina, o coordenador de Desenvolvimento, Dimas Starnini, o engenheiro da Prefeitura, Arlindo Donato dos Santos, funcionários e o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, o engenheiro da Casa da Agricultura, José De Sordi Neto, e as equipes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Polícia Militar Ambiental, Carto Seguros e Marítima Seguros.

“É nesses momentos que vemos que os munícipes possuem a consciência do quanto são importantes para a realização desses eventos coletivos. Foi muito bom e esperamos a participação de mais pessoas nos próximos”, disse o coordenador municipal de Desenvolvimento, Dimas Starnini, adiantando que a terceira edição já tem local definido: a Represa Lopes 2.

“Foi um sucesso. Agradecemos a todos que compareceram e esperamos contar a com a presença de todos, e de mais voluntários, nas próximas edições da limpeza”, agradeceu um dos voluntários e organizador do evento, Jose Benedito Camargo.

‘Objetivo atingido’

Além da limpeza, o Mutirão visa trabalhar junto à população a importância da preservação dos recursos hídricos do Município, enfatizando o combate à disposição inadequada do lixo e entulho e a ação criminosa contra as mudas do reflorestamento ciliar. Para a coordenadora do Meio Ambiente, Daniela Favaro, “este objetivo foi visivelmente alcançado”.

“A adesão foi maior, e isso demonstra que a população realmente, está aberta à conscientização e disposta a colocar em prática as ações ambientais. É bom poder acreditar que, no futuro, faremos ações como esta apenas por prevenção, e não por necessidade”, declarou a coordenadora.

Organizada pela Prefeitura de Nova Odessa, através da Coordenadoria do Meio Ambiente, a iniciativa contou com o apoio da Coden, Polícia Militar Ambiental, da Vigilância Ambiental, Segam, Condema, Coordenadoria de Desenvolvimento e Setor de Obras e Serviços Urbanos, com patrocínio da Carto e da Marítima Seguros.


 

Veja também

Obra da ETE do Quilombo, em Nova Odessa, já está 20% concluída; vereadores visitam canteiro

Leia na integra

Comitê PCJ aprova R$ 4,7 milhões para a Coden diminuir perdas de água tratada em Nova Odessa

Leia na integra