Home . Notícias

Água de chuva: Coden faz apelo aos munícipes

15/01/2014 Por pepe

Verão e chuvas mais frequentes, com isso um velho problema se repete com as ligações de águas pluviais (chuva) na rede de esgoto. Essa prática resulta em uma série de problemas. O maior deles é que a rede não comporta o volume de água que recebe e causa rompimentos. A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) faz um apelo aos moradores para que regularizem a situação.
 
Norberto Luíz Cordeiro, que trabalha na fiscalização dos imóveis pela Coden, comentou que existem muitas ligações irregulares no município, principalmente nos imóveis mais antigos da cidade. “Isso causa danos na rede de esgoto, que não é dimensionada para receber água pluvial. A rede é projetada para receber o esgoto que é transportado para a Estação de Tratamento. Com o lançamento clandestino de águas de chuva a rede sofre uma grande pressão, pode romper ou deslocar a tubulação. Isso só vai ser percebido depois de um longo período e o estrago costuma ser grande”, afirmou.
 
É proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos. No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina a regra. Por isso é necessário que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações. Já a saída pluvial, maior, recebe as águas de chuva, de lavagem de calçadas e piscinas que escoam por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e as águas pluviais sejam conduzidas para o meio fio, para os bueiros e depois por tubulações independentes e assim chegarem aos córregos e rios. A ligação destas águas na rede de esgoto é irregular e clandestina.
 
Em época de chuvas, o número de entupimentos e vazamento de esgoto nas casas e na rua aumenta muito, fazendo com que o mesmo volte para algumas residências. Vale lembrar que o rompimento da tubulação, com o vazamento de esgoto, traz riscos à saúde.
 
O tratamento do esgoto também fica comprometido com o grande volume de água de chuva nas redes. “Verificamos ligações incorretas, em algumas vistorias, em imóveis novos também. A pessoa tem que se conscientizar, verificar como está a ligação em sua casa e se estiver incorreta é preciso regularizar”, afirmou Cordeiro.
 
A Coden alerta ainda para que nenhum lixo seja lançado na rede de esgoto, pois ela é estreita e pode entupir, causando transtornos. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente, beneficiando toda a sociedade.

Veja também

Começa na 2ª feira o trabalho de desbaratização em Nova Odessa

Leia na integra

Nota – Interrupção no fornecimento de água nos bairros Jardim Bela Vista e Santa Rosa

Leia na integra