Home . Notícias

ALERTA: Represa Lopes 1 transborda, inunda casa de máquinas da ECA e pode faltar água nesta 6ª-feira

20/01/2010 Por pepe

O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro, acaba de informar que as fortes chuvas que caem no início da noite desta quinta-feira causaram o transbordamento da Represa Lopes 1 e alagaram a casa de bombas da ECA (Estação de Captação de Água) da Represa Lopes 1, às margens do Ribeirão Quilombo, entre os jardins São Jorge e Santa Luiza.

“Tivemos que paralisar a operação das bombas para evitar curto-circuitos nos motores elétricos, além de desacoplarmos os motores das bombas e levantá-los com um guincho que temos no local – o mesmo utilizado para os serviços de manutenção”, explicou Ongaro.

Há duas bombas na ECA do Lopes, cada uma de 250 cavalos de potência, que bombeiam uma média de 120 litros por segundo. Isto representa, segundo o engenheiro, quase 50% da captação rotineira da Coden. O restante da água tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água) vem da ECA da Represa Recanto 1, em outra região da cidade – e que não sofre qualquer problema no momento.

“O quanto tempo estas bombas da ECA do Lopes vão ficar paradas depende do nível das águas da represa que transbordou. Pelo que vimos no local hoje à tarde, acredito que as bombas só voltem a operar amanhã (sexta-feira) de manhã”, acredita Ongaro.

Por isso, não está descartado o risco de desabastecimento de água tratada em algumas regiões da cidade, principalmente nas regiões mais altas. “Nossa orientação é para que a população poupe água durante toda esta sexta-feira, utilizando principalmente a água já armazenada nas caixas d’água residenciais”, solicitou o presidente.

A situação da ECA Lopes deve ser reavaliada amanhã pela equipe da companhia de Saneamento.


Veja também

Relatório da ANA deve ajudar Nova Odessa a conseguir financiamento para novas represas no Recanto

Leia na integra

Como nos anos anteriores, Tribunal de Contas aprova balanço de 2008 da Coden

Leia na integra