Home . Notícias

Alunos da escola Haldrey Michelle Bueno visitam ETA

30/08/2013 Por pepe

Cerca de 50 alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Haldrey Michelle Bueno, localizada no bairro Jardim São Manoel, visitaram as instalações da ETA (Estação de Tratamento de Água) nesta sexta-feira (30). Os alunos foram divididos em dois grupos: os estudantes do 4º ano A fizeram a visita pela manhã e do 4º ano B, no começo da tarde.
 
Os estudantes foram recebidos pelo gerente químico, responsável pela ETA, José Hilário Pessoa. Todos conheceram o laboratório e os tanques, onde é feito o tratamento da água, em vários processos, com o recebimento de produtos químicos e a passagem pelos filtros. Também viram a maquete da Estação, onde fica mais clara a compreensão do que é explicado sobre o que ocorre nos tanques, no processo de tratamento.
 
E em uma sala assistiram a dois vídeos, um sobre o ciclo da água (desde a captação até a chegada as residências) e outro sobre a importância de economizar água. Ao final os alunos fizeram perguntas esclarecendo as eventuais dúvidas e receberam um folheto explicativo sobre a necessidade de identificar e conter vazamentos nos imóveis, assim como sobre o uso racional da água. Eles foram orientados a levar este material aos pais ou responsáveis.
 
O grupo da manhã foi acompanhado pela professora Fernanda Cristina Jorge Cavalcante. Ela comentou que a visita mostra na prática os estudos que fazem em sala de aula e assim podem ampliar o conteúdo. “Podemos observar o olhar de admiração das crianças, pois em casa eles recebem a água limpa, mas não imaginam todo o processo que passa até chegar lá. Eles ficaram encantados com o que viram”, relatou a professora.
 
O aluno Mateus Martins Jorge, 9 anos, comentou que gostou muito da visita. “Eu gostei de tudo que vi. É um ensinamento para a gente preservar a água e ajudar nosso planeta”, afirmou. “Gostei dos tanques e aprendi como se trata a água”, acrescentou a estudante Carine de Oliveira Pereira.
 
A professora Luciana Cristina Bueno dos Santos, do período da tarde, comentou que é necessário que as pessoas tenham conhecimento do produto que chega até as casas e enfatizou a importância da visita neste sentido. “Sei que esta experiência será a primeira coisa que eles vão falar em casa hoje. Vão reproduzir aos pais o que aprenderam, todo o processo que viram de tratamento. Também haverá uma conscientização dos pais, família, dos vizinhos e mesmo na escola, para não ter desperdício”, acrescentou Luciana.

Veja também

Reágua: Prefeito e representantes da Coden se reúnem com Secretário de Recursos Hídrico do Estado

Leia na integra

Fornecimento de água: Duas paradas programadas para a próxima semana

Leia na integra