Home . Notícias

Análises confirmam qualidade da água distribuída

03/09/2015 Por pepe

 A qualidade da água distribuída em Nova Odessa pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) continua comprovada, desta vez por duas análises recentes. A primeira, em monitoramento da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A outra, realizada pelo laboratório particular Merieux NutriScienses (antigo Bioagri).

Segundo documentação oficial recebida pela Coden, o teste da ARES-PCJ está de acordo com a Política Nacional de Saneamento Básico, estabelecida através da Lei Federal nº 11.445/2007. O órgão realiza monitoramento da qualidade de água distribuída à população dos municípios consorciados, através de coleta e análise de amostras retiradas da rede de distribuição.
A amostra de água foi retirada em local aleatório, especificamente na Rua Pedro Bassora, no Jardim Santa Rosa. Houve a comprovação de que não existe nenhum parâmetro em desconformidade com a legislação vigente. As análises envolvem parâmetros como pH, turbidez da água, cloramina, cloro residual livre, cor aparente e fluoreto.
A análise atesta a ausência de coliformes de qualquer tipo e a presença, dentro das normas, de metais como alumínio, ferro e manganês. Ou seja, a amostra coletada e analisada atende aos Padrões de Potabilidade. Os valores de referência são estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde (nº 2.914), de 12 de dezembro de 2011. O relatório do ensaio da Agência Reguladora foi enviado à Prefeitura e à Coden.
Em outra análise, desta vez realizada pelo laboratório Merieux NutriScienses (antigo Bioagri), a qualidade e potabilidade da água distribuída em Nova Odessa foram novamente comprovadas. A coleta foi realizada no dia 14 de julho, na saída do reservatório e na rede pública, com o resultado confirmado no último dia 27 e sendo remetido à Vigilância Sanitária.
O gerente químico da Coden, José Hilário Pessoa, explicou que a ETA (Estação de Tratamento de Água) trabalha 24 horas por dia, acompanhando a qualidade e quantidade, através da telemetria, para a distribuição de água potável à população. “O acompanhamento é feito a cada hora na estação, semanal, mensal e semestral”, detalha. “A Portaria do Ministério da Saúde é cumprida à íntegra”, garante.
“Não abrimos mão da qualidade e quantidade necessária de água ao cidadão novaodessense”, reforça o gerente-químico, que cita o ‘comprometimento da equipe técnica da ETA, manutenção e da empresa como um todo’. A água de Nova Odessa é fiscalizada pela Vigilância Sanitária, ARES-PCJ e o próprio cidadão, que a qualquer anormalidade pode contatar a Coden através dos telefones 0800-7711195 e 3476-8500 para encaminhamento de providências cabíveis.
 

Veja também

Confirmada instalação de rede de esgoto no Parque dos Pinheiros

Leia na integra

Crianças têm conscientização sobre uso da água

Leia na integra