Home . Notícias

ARES-PCJ fiscaliza sistema de água e esgoto de Nova Odessa

14/06/2013 Por pepe

Nova Odessa foi a primeira cidade escolhida para o novo ciclo de fiscalização do sistema de água e esgoto pela ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A fiscalização será feita em todos os 32 municípios associados. Técnicos da ARES-PCJ estiveram na cidade, na última terça (11) visitando a ETA – Estação de Tratamento de Água, ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e pontos de captação de água. O objetivo é verificar a prestação dos serviços visando adequação a padrões e normas técnicas relativas à qualidade, quantidade e regularidade.
 
O trabalho de fiscalização foi feito por Daniel Manzi e Fernando Girardi, ambos analistas de fiscalização e regulação e Gabriel Bertola, prestador de serviço técnico para a ARES-PCJ. O grupo foi acompanhado por José Hilário Pessoa, gerente químico operacional da ETA; por Rafael Gaia, gerente técnico operacional e pelo gerente jurídico, Mauro Renato Moretto.
 
“Temos visitado todos os município no sistema de água e esgoto, do manancial, passando pelo reservatório e tratamento, até a distribuição e seu retorno para o rio novamente. E na rede de esgoto vemos o dispositivo necessário para que isso aconteça. A partir da avaliação dos sistemas, de suas condições de instalação e operação a Agência consegue constatar a boa prestação do serviço”, afirmou Manzi.
 
O programa de fiscalização da ARES prevê essas visitas rotineiras, em seguida faz um relatório diagnóstico inicial a ser seguido por fiscalizações de acompanhamento. “Acompanhamos com o intuito de ver se as etapas foram atendidas e se há mais pontos a se observar. O trabalho de fiscalização é um processo contínuo, alimentando o procedimento de regulação”, comentou o analista. Manzi citou ainda que a ARES-PCJ tem o diferencial de trabalhar em parceria com os municípios, qualquer constatação é discutida primeiro com o prestador, por entender que ambos querem o mesmo objetivo final: a boa prestação de serviço. Ele afirmou estar muito contente com o que observou em Nova Odessa.  
 
Dados – Nova Odessa hoje está com 95% do município abastecido com água. Apenas a região do Pós-Anhanguera, que compreende alguns bairros de chácaras não recebe água nem esgoto. O município tem um projeto de estudo em Brasília para atender esta região. Quanto ao esgoto, todo o sistema de coleta já está pronto, faltando apenas a conclusão de duas travessias para o funcionamento.
 
O município, através da Coden, também trabalha com um projeto de controle de perdas Uma das ações deste projeto é a troca de rede de água antiga, de cimento amianto ou ferro por PEAD (espécie de plástico muito resistente). Na região central os trabalhos já foram concluídos, esta mesma obra na região dos bairros Bela Vista e Santa Rosa, encontra-se com 80% dos trabalhos concluídos e a parte da região da Vila Azenha e outra no bairro Jardim São Manoel deverão ser concluídos em 2014. Com isso, a rede de água ficará praticamente toda atualizada. Outro projeto que deverá ser concluído em três meses é o de setorização, com isso será possível o controle de pressão e localizar com mais facilidade possíveis vazamentos.

Veja também

Coden quer estudo para novo ponto de captação de água

Leia na integra

Comitiva de Nova Odessa apresenta projeto de ETA ao Ministério das Cidades

Leia na integra