Home . Notícias

AutoBAn cerca parte das áreas de APP reflorestadas em Nova Odessa

30/06/2009 Por pepe

Já está em fase final o processo de isolamento das APPs (Áreas de Preservação Permanente) de Nova Odessa reflorestadas, a título de compensação ambiental, pela concessionária AutoBAn. As áreas beneficiadas ficam no entorno das represas das bacias dos córregos Recanto e Lopes, que abastecem a cidade.

Nesta terça-feira, o chefe do Setor de Obras e Fiscalização da Prefeitura, Arlindo Donato dos Santos, que acompanha os trabalhos desde o início, esteve em um dos locais reflorestados e, agora, cercados. A vistoria aconteceu em uma propriedade a montante da Represa Recanto 1, onde é feita a captação.

Segundo técnicos da empresa Plantec, contratada pela AutoBAn para realizar o serviço e que atua sob supervisão da Esalq Florestal Jr e da Prefeitura, 9 das 12 propriedades privadas e públicas beneficiadas estão sendo cercadas.

Ao todo, estão sendo plantadas 23.800 mudas, em 14,33 hectares distribuídos entre as 12 propriedades rurais. Estão sendo plantadas mudas de 88 espécies nativas diferentes. O plantio propriamente dito já terminou, foi aplicado formicida, e agora a empresa está em processo de replantio das mudas que não vingaram, foram atacadas por pragas ou pisoteadas.

Já o trabalho de construção das cercas deve durar 1 mês. Estão sendo construídos 5.040 metros lineares de cerca de arame farpado de 6 fios e moirões a cada 3 metros. Os moirões são de eucalipto tratado. O resultado agradou o engenheiro da Prefeitura – até porque impede a passagem de animais e pessoas tanto por cima quanto por baixo da cerca.

“O cercamento de parte destas áreas é necessário para proteção das mudas. Assim, evita-se ao ataque de animais ou mesmo que pessoas menos avisadas pisem ou destruam as mudas. Inclusive, algumas mudas já tiveram de ser substituídas porque foram danificadas por vândalos. É uma pena isto acontecer. Acredito que não foram pessoas de Nova Odessa que fizeram isto, pois a proteção das margens das represas feita pela AutoBAn só vai beneficiar toda a nossa população” , afirmou Santos.

O trabalho, que começou no início de junho, deve ser concluído nos próximos dias. A partir daí, e pelos próximos 2 anos, a Plantec vai ficar responsável pelo acompanhamento do crescimento e pela eventual substituição das mudas e conserto das cercas.

Santos contou que conversou com um proprietário beneficiado pelo programa – que teria se mostrado feliz com o resultado. “Em primeiro lugar, o plantio beneficia o município através da melhoria da qualidade de água das represas, que deixam de receber terras de assoreamento carregadas pelas enxurradas. As árvores também seguram sólidos carregados pela chuva, como garrafas pet, e ajudam a preservar os mananciais, aumentando o volume de água com o tempo”, explicou o engenheiro.

Veja também

Esgoto: Prefeitura de Nova Odessa retoma obra da ETE do Quilombo

Leia na integra

Coden anuncia plano para plantar milhares de árvores em Nova Odessa

Leia na integra