Home . Notícias

AutoBAn inicia plantio de 425,6 mil mudas de árvores em APPs de Nova Odessa

27/11/2008 Por pepe

Começou nesta semana o reflorestamento de APPs (Áreas de Preservação Permanente) de propriedades rurais ribeirinhas em Nova Odessa, realizado pela AutoBAn. O trabalho pelas propriedades da bacia do Córrego Recanto. A primeira etapa é a limpeza e aragem das áreas beneficiadas, que são particulares.

Em seguida, após completado o trabalho de preparação, devem ser plantadas as mudas, de 80 espécies diferentes de árvores nativas. Estima-se que serão plantadas 1.600 mudas em cada hectare reflorestado. Como devem ser recuperados 266 hectares, o plantio pode chegar a 425,6 mil mudas em Nova Odessa.

Além de oito propriedades às margens das represas Recanto 1, 2, e 3, também serão recuperadas as APPs de quatro propriedades na bacia do Córrego Lopes. O plantio está sendo executado pela empresa Plantec, de Salto, sob supervisão técnica da Esalq Junior Florestal – ambas contratadas pela AutoBAn.

Nesta sexta-feira, os serviços foram vistoriados pelo coordenador do Setor de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura, Arlindo Donato dos Santos, e pelo engenheiro agrônomo José de Sordi Neto, da Casa da Agricultura de Nova Odessa.

O reflorestamento é uma compensação ambiental estabelecida pelos órgãos ambientais do Estado para a concessionária, devido ao impacto ambiental da passagem do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes por áreas de mananciais das micro-bacias da região.

As mudas serão plantadas e cuidadas por 2 anos, sem custos para os proprietários ou para a Prefeitura. No total, serão reflorestados 146 hectares às margens das represas do Córrego Recanto e 120 às margens a represa do Córrego Lopes.

“Árvores são barreiras naturais contra o assoreamento causado pela erosão do solo, contra o descarte de embalagens vazias e lixo, principalmente material plástico, assim como garantir a permeabilidade do solo, evitando a evaporação rápida das águas das chuvas e alimentando o lençol freático”, explicou Arlindo Donato dos Santos.

Segundo ele, a prioridade no plantio foi dada à bacia do Córrego Represa, principal manancial de abastecimento de água bruta para a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). “Mas os dois mananciais vão receber o plantio, garantindo a formação das matas ciliares indispensáveis à proteção das nossas bacias”, finalizou o engenheiro.


 

Veja também

Coden orienta sobre furtos de hidrômetros em Nova Odessa

Leia na integra

Coordenador do Comitê PCJ elogia plano de novas represas de Nova Odessa

Leia na integra