Home . Notícias

Autoridades discutem necessidade de um Plano de Segurança Hídrica

06/05/2013 Por pepe

Autoridades municipais se reuniram na última sexta-feira (03), na Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, com o intuito de discutir e iniciar um Plano de Segurança Hídrica. A iniciativa foi do presidente da Câmara, Vagner Barilon. Participaram da reunião, além de Barilon, o presidente da Coden, Ricardo Ongaro e o técnico Rafael Gaia, e o diretor do Meio Ambiente, Rafael Brochi. Pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas) estiveram presentes Ana Carolina Fantin e o Dr. Rinaldo de Oliveira Calheiros, pesquisador científico, especialista em Produção de Água.  
 
Barilon comentou que o município ainda não tem mapeado qual é o potencial hídrico da cidade e o que pode ser feito para garantir o abastecimento sem precisar recorrer a reservar externas, como por exemplo, os rios Atibaia e Jaguari. Segundo ele, a ideia de trazer o Dr. Rinaldo, que é especialista na preservação de recursos hídricos e buscar informações técnicas da Coden, é de saber o potencial hídrico da cidade e a possibilidade de montar um plano para garantir e melhorar o abastecimento da cidade. Tem como objetivo ainda diminuir o custo deste abastecimento da Coden, gastando menos produtos, além de garantir o abastecimento da cidade por mais 50 anos.
 
A sugestão é de montar um estudo, primeiro tratando sobre a recuperação de nascentes, segundo a recarga d´água do lençol freático. Também será vista a qualidade das águas das represas, pois atualmente gasta-se muito mais produtos químicos para tratar a água de Nova Odessa do que se gastava há 20 anos. Pensar ainda em uma possível campanha de preservação, além do impacto com a instalação de novas empresas, dos condomínios residenciais e industriais tão pertos de reservas de abastecimento de água, como exemplo o Condomínio São Lourenço. “Hoje não tem nenhuma empresa instalada lá, mas daqui a cinco ou 10 anos pode ter várias, tem que prever agora qual o perfil das empresas que podem se instalar naquele local”, comentou Barilon.
 
A reunião mostrou que a cidade tem potencial para preservar as nascentes do município, com o intuito de garantir a qualidade e quantidade da água que é disponibilizada para o abastecimento da população. A partir de agora, todas as forças envolvidas devem se estruturar, promover alguns estudos para que a Prefeitura e o município de uma forma geral possam cuidar mais das nascentes do município.
 
Dr. Rinaldo falou sobre o conceito de sustentabilidade hídrica do município, que é uma ferramenta para uma segurança social, na medida em que você percebe a curto, médio e longo prazo a disponibilidade hídrica. “A reunião foi bastante prazerosa e muito útil, porque notamos a valorização que se dá aqui em Nova Odessa pela preservação de recursos hídricos. As lideranças da cidade estão preocupadas neste sentido”, afirmou.
 
Para Ricardo Ongaro a reunião foi extremamente produtiva e aconteceu no momento oportuno, em que a cidade de Nova Odessa está crescendo muito e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, prevê instalação de indústrias em torno das represas e isso vai gerar um impacto e mudar o bioma da região. “Isso tudo tem que ser pensado já, não é tarde. Sem a água não há vida, não há sobrevivência”, frisou.
 
Para o presidente da Coden, este estudo vai contribuir para pensar em algumas formas de estruturar, com o intuito até de fortalecer uma Secretaria de Meio Ambiente. “Espero que este Plano dê certo, vamos trabalhar para que ele possa ir para frente, precisamos trabalhar para isso, manter a quantidade e qualidade da água dentro dos nossos mananciais, para amanhã, com o crescimento, não precisarmos brigar como está acontecendo com outros municípios”, afirmou Ongaro.
 
O estudo será feito com a equipe do município e apoio do IAC, que se comprometeu a montar um fluxograma com os métodos, metas e caminhos, qual a situação atual e aonde o município quer chegar. Será feito um pré-levantamento da situação para em seguida gerar uma proposta. Todos juntos vão montar um termo de referência para poder chegar a Administração Pública e depois traçar as diretrizes.
 

Veja também

Dióxido de Cloro: Cia do Espírito Santo visita Coden para conhecer sistema

Leia na integra

Feriado de 1º de Maio: Coden acompanha expediente do Paço

Leia na integra