Home . Notícias

Barracão da Coden recebe o nome de Pádua, funcionário há 38 anos

22/03/2017 Por pepe

 No Dia Mundial da Água, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) decidiu homenagear um de seus mais antigos funcionários, profundo conhecedor da questão do saneamento no município: Antonio de Padua Pisoni Benincasa. Padua, como é conhecido, completou 38 anos de empresa e agora tem o seu nome oficializado no barracão do pátio, recentemente reconstruído na Coden.

Nascido em Nova Odessa no dia 17 de setembro de 1951, Padua é filho único de Caetano Benincasa e Maria Pisoni Benincasa. Casado com Leonilda Dora Malves Benincasa, tem dois filhos: Ricardo Henrique e Alexandre Augusto. Padua iniciou os estudos no Grupo Escolar Dante Gazzetta, tendo se formado em Edificações pelo Colégio Técnico de Limeira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A vida profissional teve início na Prefeitura de Nova Odessa no ano de 1969, na função de Oficial Administrativo. Posteriormente, Padua foi promovido a “Cadastrista”, onde permaneceu por um período de aproximadamente 10 anos. Em 31 de janeiro de 1979 deixou a Prefeitura para ser admitido no dia seguinte na Coden, na função de Encarregado do Departamento Técnico, onde permanece até os dias atuais.
Ao longo do tempo, Padua esteve presente nas maiores realizações da Coden, colaborando diretamente na execução de projetos, levantamentos topográficos e dimensionamentos de obras executadas pela empresa, como construção de represas, emissários, coletores-tronco, interceptor de esgoto, pavimentação asfáltica, ginásio de esportes, campos de futebol e Estação de Tratamento de Esgoto.
“O Padua é um funcionário muito querido. Merece destaque pela longevidade, iniciativa, caráter e, sobretudo, pelo conhecimento que tem passado a muita gente nesses anos todos”, ressalta o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. “É um profissional dedicado, que acorda cedo todos os dias, com disposição para trabalhar e contribuir com o município”, acrescenta o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
A solenidade de colocação da placa de denominação do barracão do pátio da Coden teve a presença de familiares do homenageado, de funcionários da empresa, do prefeito Bill, da presidente da Câmara, Carla Lucena, e dos vereadores Elvis Garcia (Pelé) e Avelino Xavier Alves (Ponêis). “Homenagear uma pessoa ainda em vida é o gesto de gratidão mais nobre que se pode ter”, completa a presidente da Câmara.
História – Apesar da longevidade e do passar dos anos, Padua continua sendo um dos mais entusiastas do trabalho no Departamento Técnico da Coden. Todos os dias é um dos primeiros a chegar à empresa, antes de 6h30. “Sempre fui ligado nessa área, relacionado com a construção civil. Acabou abrangendo a parte de obras assim que entrei na Coden”, conta.
Padua acompanhou o crescimento da cidade nesses 48 anos de vida profissional dedicada ao serviço público municipal. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1970 Nova Odessa tinha uma população de apenas 8.336 pessoas – o Censo de 2016 aponta 57,5 mil habitantes. “Naquela época quase não tinha asfalto na cidade e eram poucos bairros”, lembra.
No período de cadastrista da Prefeitura, Padua realizava pesquisas e atesta como o município era reduzido. “Tinha uma moto, quatro carros e 17 caminhões, que a gente sabia de quem eram”, recorda. “Nessa época eram mais caminhões que havia, por causa do serviço de caminhoneiro no transporte de cana-de-açúcar, além de existir algumas carroças e troles também”, acrescenta.
Padua se diz “completamente realizado” com a longa trajetória. “Gosto do dinamismo do serviço. Tive larga experiência e, como empresa pública, é uma grande escola pra se aprender”, destaca. “Na hora de ‘amassar o concreto’ é que se aprende o conteúdo das salas de aula”, completa. Mas engana-se quem acha que ele quer se aposentar logo: “Enquanto Deus me der saúde, pretendo aprender mais um pouco”.

Veja também

Nadar nas represas é crime, alerta Coden

Leia na integra

Dois bairros de chácaras têm rede de esgoto concluída

Leia na integra