Home . Notícias

Chegam os tubos para obras do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo

18/06/2007 Por pepe

 Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa recebeu, no final da manhã desta segunda-feira, 18 de junho, os primeiros 5 carregamentos de tubos de concreto armado que serão utilizados para completar os 723 metros que faltam do terceiro trecho do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo.

O Interceptor de Esgotos, parte do projeto da futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo, é dividido em seis partes, ou “trechos”, construídos com parte dos recursos vindos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Como cada tubo tem 2,5 metros, serão utilizadas 290 peças de cimento armado, com diâmetro de 800 ou 700 milímetros. E como cada caminhão carrega apenas 12 tubos, serão necessárias pelo menos 24 viagens de caminhão.

“Vamos pedir para a fornecedora entregar o material parcelado, para não deixarmos os tubos sujeitos a atos de vandalismo e ao tempo. Estamos recebendo o material necessário e, já nesta quarta-feira, as máquinas devem começar a abrir as valas”, destacou o diretor-presidente da Coden, Sergio Molina.

O terceiro trecho, cujas obras estão sendo retomadas, vai do Córrego Bassora ao campo de futebol do Jardim São Jorge. Uma etapa do trecho, entre o córrego e o Centro Comunitário do bairro, já estava finalizada. A nova etapa autorizada vai do Centro Comunitário ao campo – alcançando trecho anterior, pronto desde 2004.

“Todo este trecho demanda um certo cuidado na sua execução, pois, em dois pontos, o interceptor deve cruzar áreas particulares, de empresas. Nestas áreas, como as empresas continuam trabalhando normalmente enquanto fazemos nossa obra, temos de redobrar a atenção”, adiantou Molina.

A obra também vai cruzar outro “ponto delicado”, em frente à ponte que interliga o Jardim Nossa Senhora de Fátima ao Jardim São Jorge. “É a ligação que existe entre os dois bairros, que tem movimento muito intenso e que vai demandar uma interdição no trânsito. Quando chegar a hora, vamos pedir auxílio do Setor de Trânsito da Prefeitura”, destacou o diretor-presidente da Coden.

Os recursos para finalizar o trecho foram liberados semana passada pelo Fehidro. O custo estimado para esta etapa do terceiro trecho é de aproximadamente R$ 245.000,00, sendo 46% deste valor provenientes do Fehidro e o restante, 54%, como contrapartida da Coden – em torno de R$ 132.000,00 em materiais, contratação de máquinas e mão de obra especializada. O canteiro de obras já está no Jardim São Jorge.


 

Veja também

Coden: Troca de telhado da ETA possibilita a coleta de água de chuva

Leia na integra

Coden adquire equipamento de última geração que simula funcionamento da ETA

Leia na integra