Home . Notícias

Coden adquire equipamento de última geração que simula funcionamento da ETA

25/05/2007 Por pepe

A maioria das pessoas, quando abrem a torneira em casa, não têm idéia de como é o processo de tratamento da água, realizado na ETA (Estação de Tratamento de Água) da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa.

A responsabilidade pela qualidade é dos químicos, que fazem análises de hora em hora, 24 horas por dia. Para melhorar e facilitar este trabalho, a Companhia adquiriu um aparelho de última geração, chamado Jar Test, da Nova Ética, que simula todo o trabalho da estação de tratamento em pequenos recipientes, para adequar a quantidade exata de produtos que serão utilizados nos processos do tratamento.

“Por dia, tratamos em média 14 mil metros cúbicos de água. Com este novo equipamento, teremos como simular o trabalho da ETA e termos a noção exata da quantidade de produtos que precisamos naquele momento, no tratamento. Porque a água que recebemos não está sempre com as mesmas características. Ela chega das represas, hora, com maior quantidade de matéria orgânica, metais, enfim. Para cada caso é utilizado um produto específico. Com este novo equipamento, teremos mais agilidade no nosso trabalho”, explicou José Hilário Pessoa, gerente químico operacional da Coden.

O Jar Test simula todo o trabalho da estação de tratamento, como os tanques de decantação, proporcionando, em uma pequena amostra da água bruta, a verificação da quantidade de materiais presentes também qual produto será necessário para o tratamento naquele momento. O investimento foi de aproximadamente seis mil reais.

Segundo o gerente químico operacional, outro diferencial da Coden é que, hoje, o laboratório de análise é referência para muitos técnicos de ETAs da região, pela sua tecnologia avançada e pela qualidade da água de Nova Odessa.

“A nossa preocupação é trazer para a Coden, o que há de melhor em matéria-prima e equipamentos, como este que acabamos de adquirir – além, é claro no nosso corpo técnico, sempre visando a segurança e a capacitação profissional da nossa equipe”, comentou o diretor-presidente da Coden, Sérgio Molina.

Entre outras novidades em tecnologia, há a informatização de todo o processo de análise, com detalhes, hora a hora, sobre cor da água, pH, cloro, flúor, níveis dos reservatórios e todos os detalhes e parâmetros de funcionamento da ETA. “Em termos de tecnologia, em aproximadamente 30 meses desta administração, podemos dizer que demos um salto de 10 anos”, finalizou Hilário.

 

Veja também

Vistoria técnica adianta licenciamento da ETE do Quilombo

Leia na integra

ETE do Quilombo: prefeito entrega documentação à Caixa

Leia na integra