Home . Notícias

Coden alerta para riscos de nadar em represas

16/01/2017 Por pepe

 Com o calor dos últimos dias, muitas pessoas escolhem ir a represas para se refrescar. No entanto, é preciso cuidado pois, apesar de convidativos, estes locais não são apropriados e representam riscos aos banhistas. A Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa alerta que a utilização das represas do Município para o lazer é proibida. 

 
“As nossas represas têm seu perímetro delimitado por cercas e propriedades particulares, no entanto, algumas pessoas insistem em invadir a área”, afirmou o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. Segundo ele, as áreas contam também com placas alertando sobre a proibição de acesso por pessoas não autorizadas.
 
“É um risco muito grande o uso das represas para banho. As áreas não foram projetadas para esta finalidade e, por terem o solo irregular, aumentam as chances de afogamento”, alertou. O diretor-presidente reforçou ainda que, por não serem área para o lazer, as represas não contam com infraestrutura para uso. “Além disso, as represas são utilizadas para o abastecimento da cidade e a presença de banhistas gera riscos de contaminação.” 
 
Segundo ele, as fiscalizações com intuito de barrar a entrada de pessoas nas áreas foi intensificada. “Em situações em que flagramos a utilização indevida da área, a polícia é acionada para orientar e retirar as pessoas. No entanto, mesmo com toda fiscalização, infelizmente ainda temos casos de pessoas que desrespeitam as determinações”, disse.
 
Ongaro afirmou ainda que recentemente, a Coden instalou blocos de concreto no acesso para uma das represas para coibir o uso para impedir a passagem de veículos. “Queremos que todos entendam que esta proibição de uso das represas visa garantir a segurança da população”, reforçou.
 
ÁGUA – Nova Odessa se destaca na região por projetos voltados à sustentabilidade hídrica. Recentemente, Prefeitura e Coden realizaram o desassoreamento de três das seis represas, aumentando em mais de 20% a capacidade de reservação de água. 
 
O Município também iniciou um projeto pioneiro voltado para recuperação das nascentes nas APPs (Áreas de Preservação Permanente) da cidade. Uma campanha pelo consumo mais consciente de água por parte da população também ajudou a reduzir a quantia utilizada, ajudando no combate à escassez de água.

Veja também

COMUNICADO INTERRUPÇÃO DE ÁGUA

Leia na integra

COMUNICADO

Leia na integra