Home . Notícias

Coden Ambiental apresenta primeira fase do mapeamento das nascentes das microbacias Lopes e Recanto

27/09/2022 Por Edneia Reami

Nesta terça-feira (27/09), a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, apresentou no plenário da Câmara Municipal a primeira fase do mapeamento das nascentes e cursos d’água dos sistemas Lopes e Recanto, as duas microbacias responsáveis pelo abastecimento de água do município.

 

O evento contou com a presença do prefeito Cláudio José Schooder; o presidente da Câmara Municipal Elvis Ricardo Maurício Garcia; os vereadores Oseias Domingos Jorge, Levi Rodrigues Tosta, Sebastião Gomes dos Santos, Sílvio Natal, Antonio Alves Teixeira e Paulo Bichof; o secretário municipal da Educação José Jorge Teixeira; a secretária do Meio Ambiente Daina Gutmanis; o representante do Consórcio PCJ Eduardo Pamiguel Oliveira; o representante do Instituto de Zootecnia João José Demarch, além de diretores de escolas municipais.

 

O mapeamento das nascentes teve início no final de julho e vem sendo realizado por meio de avaliações de campo associadas ao uso de ferramentas de geoprocessamento para a obtenção de um diagnóstico da cobertura florestal dessas áreas, o que vai oferecer subsídios para o planejamento de ações de proteção ambiental mais assertivas.

 

“Nova Odessa cresceu muito, ganhou vários loteamentos e condomínios, mas não podemos nos esquecer da segurança hídrica. Nós precisamos ficar atentos às nascentes que abastecem os sistemas Lopes e Recanto. Preservando as nascentes, estamos preservando também a fauna e a flora do entorno dessas microbacias. A apresentação de hoje marca o início dos nossos esforços para que façamos esse trabalho. E não é só, estamos também iniciando as negociações para a construção da quarta represa no município”, afirmou o prefeito.

 

Para o presidente da Coden Elsio Alvaro Boccaletto, esse tipo de iniciativa não dever ser apenas do governo, deve envolver também toda a sociedade. “Quando assumimos a gestão da Coden recebemos do prefeito Leitinho a determinação de cuidar das nascentes e, hoje, estamos plantando uma semente para se institua uma política de conservação desse que é um dos maiores tesouros de Nova Odessa, as suas nascentes”, afirmou ele.

 

O presidente da Câmara de Vereadores apoiou o projeto. “Tudo o que se faz em relação à preservação do meio ambiente e à segurança hídrica do município é extremamente importante. Nova Odessa está na Região Metropolitana de Campinas e não temos como segurar o seu desenvolvimento, mas temos que promover um desenvolvimento com responsabilidade, que garanta também os recursos hídricos. Eu parabenizo os diretores da Coden e o prefeito Leitinho por este trabalho”, concluiu ele.

 

O mapeamento das nascentes significa um investimento de aproximadamente R$ 100 mil na preservação do ecossistema local e deverá ser concluído em quatro meses. Além de apontar o estado de conservação da vegetação, o trabalho também permitirá avaliações dos tipos de cobertura do solo e estudos de biodiversidade nos remanescentes florestais, florísticos e da fauna.

 

De acordo com o engenheiro florestal Alexandre Augusto Spadoni Pereira, expositor do evento e representante da empresa Formativa, contratada pela Coden para realizar este estudo, os resultados já obtidos mostram que o município tem 92 nascentes, sendo que 9% delas estão na microbacia Recanto e 12% na microbacia Lopes. “Com relação à flora, já identificamos 66 espécies nativas, 9 exóticas e invasoras e 19 fanerógamas, aquelas que se reproduzem através de sementes”, informou.

 

No evento, a Coden também prestou uma homenagem ao senhor Sílvio de Campos, produtor rural de 88 anos, pelos cuidados dedicados à conservação de matas nativas e nascentes no Sítio Piraju, de sua propriedade, ação fundamental para o abastecimento da represa Lopes 2, que é importante fonte de captação de água do município. Na ocasião, ele foi representado pelos seus filhos Leonardo e Lucilena.

 

Veja também

Primeira etapa da desinsetização da rede de esgoto de Nova Odessa se inicia nesta terça-feira

Leia na integra

Desempenho da Coden no primeiro semestre é apresentado aos Conselhos de Administração e Fiscal

Leia na integra