Home . Notícias

Coden Ambiental completa 34% do prolongamento da adutora Córrego Palmital – ETA 1

25/06/2021 Por Edneia Reami

Após um mês de trabalho, a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, completou 34% das obras de prolongamento da adutora Córrego Palmital – ETA 1, na Rodovia Rodolfo Kivitz, o equivalente a 960 metros.

 

O prolongamento, que totalizará 2.820 metros de extensão, levará a água bruta captada no Córrego Palmital, diretamente à Estação de Tratamento ETA 1, dispensando a atual interligação a um braço da Represa Recanto 2, nas proximidades da Estância Hípica.

 

O novo trecho da adutora deverá ser concluído em mais dois meses e meio e permitirá a captação de 70 litros de água bruta por segundo, o equivalente a um terço da vazão diária total, que é de 210 litros por segundo. Também evitará perdas decorrentes do trajeto a ser desativado, tanto com infiltrações em veios de córregos, como por evaporação na represa.

 

De acordo com o diretor técnico da Coden Ambiental Rean Gustavo Sobrinho, os serviços incluem o corte do asfalto, a escavação da vala, o assentamento da tubulação, o aterramento do trecho que está sendo trabalhado e, finalmente, o recapeamento. “A recuperação da pavimentação será feita a cada terço da obra. Nessa primeira etapa, já asfaltamos 960 metros”, explicou.

 

A tubulação empregada é do tipo Biax, uma derivação da linha de PVC para adutoras altamente resistente a impactos, corrosões e pressões de carga na rede. A obra está sendo custeada com recursos próprios da Coden no valor de R$ 315.558,98. Considerando a primeira fase (Córrego Palmital–Estância Hípica), já concluída, a adutora totalizará 5.820 metros de extensão.

 

Outras obras
A Coden também está trabalhando em outras frentes para garantir a segurança hídrica da cidade. No segundo semestre de 2021, está prevista a conclusão da ETA 2 – Santo Ângelo, que terá como fontes de captação as represas Santo Ângelo e Salto Grande, atualmente não utilizadas. A ETA 2 garantirá um volume de água tratada de 3,6 milhões de litros/dia, aumentando em 20% o volume da atual captação.

 

 

No segundo semestre de 2021, ainda está previsto o início das obras para a construção de 2.500 metros de adutora interligando a ETA 2, no Santo Ângelo, até um reservatório metálico de 700 m3 que será construído no bairro Las Palmas. Também serão construídos 11 mil metros de rede.

 

 

No início de 2022, a Coden Ambiental deverá iniciar a construção da nova represa de Nova Odessa, anunciada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. Em fase de elaboração do projeto executivo, a obra deverá ampliar em até 20% o volume de água bruta armazenada da cidade e será construída na área existente ao longo da Rua Fioravante Martins até ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta, entre os bairros Jardim São Manoel e Jardim Maria Helena.

Veja também

Coden visita Museu da Água de Campinas em busca de referências para futuros projetos de Educação Ambiental

Leia na integra

Coden e Prefeitura discutem os detalhes da nova represa de Nova Odessa com os engenheiros responsáveis pelo projeto executivo da obra

Leia na integra