Home . Notícias

Coden Ambiental conquista AVCB de sua sede e garante mais segurança às equipes internas

11/03/2022 Por Edneia Reami

A Coden Ambiental acaba de obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) de sua sede com validade até 2025. O documento atesta a conformidade da edificação às medidas de segurança contra incêndio, determinadas por lei e confirma a intenção da atual gestão de cuidar bem do patrimônio da empresa, que é responsável pelos serviços de Saneamento Básico do município.

 

O AVCB da Coden atende o decreto estadual 63.911/2018, instituído para as edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo. A ação foi viabilizada com um investimento de aproximadamente R$ 50 mil e incluiu a revisão nos sistemas de hidrante e gás inflamável, alarme de incêndio e instalações elétricas. No pátio, onde funcionam os setores operacionais, foram instalados dois hidrantes e uma bomba de incêndio. Também foram relocados e instalados extintores de incêndio em todas as unidades da sede.

 

“Não medimos esforços para essa conquista”, comemorou o diretor financeiro da Coden, Hamilton Lorençatto. De acordo com ele, antes dessa regulamentação, a responsabilidade da manutenção dos equipamentos de proteção contra incêndio era da própria empresa que obtinha o AVCB. Com o decreto de 2018, o Corpo de Bombeiros ficou autorizado a fiscalizar esses locais periodicamente ou por meio de denúncias, e a aplicar multas e cassação da licença em caso de irregularidades, até mesmo interditando o imóvel caso apresente risco à integridade física das pessoas.

 

“Não podíamos deixar a Coden esperar mais pela regularização do AVCB. Essa iniciativa foi uma prioridade para a atual gestão da empresa. Com isso, estamos garantindo mais segurança no ambiente de trabalho e reduzindo os riscos de acidentes para os funcionários, o patrimônio da empresa e o meio ambiente”, afirmou o diretor.

 

A sede da Coden está localizada a rua Eduardo Leekning, 550, no Jardim Bela Vista. No espaço estão instalados três reservatórios de água tratada, sendo um do tipo apoiado, com capacidade de 5 mil metros cúbicos; outro semienterrado, de 1,2 mil metros cúbicos e, também, o Castelo, que é o reservatório mais antigo do conjunto, do tipo elevado, com capacidade de 400 metros cúbicos. A Estação e Tratamento de Água – ETA 1 e o setor Administrativo também compõem o conjunto predial do local.

Veja também

Exceção na RTP, água tratada de Nova Odessa está dentro dos limites de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde

Leia na integra

Coden comemora 45 anos de atividades com funcionários e lideranças políticas

Leia na integra