Home . Notícias

Coden Ambiental instala novo motor para bombeamento da água captada na represa Recanto

17/09/2021 Por Edneia Reami

A Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, acaba de instalar um novo motor de 350 cavalos-vapor em um dos conjuntos moto-bomba da Estação de Captação de Água – ECA 1, na represa Recanto 1. Ao todo, a unidade dispõe de três conjuntos que operam em sistema de revezamento, com acionamento de um a cada 24 horas.

 

O novo motor substituiu o antigo do conjunto 3, que estava danificado, e seu funcionamento resulta numa vazão de 100 a 110 litros de água por segundo, o equivalente à capacidade dos outros dois conjuntos operando juntos.

 

Dos 17,3 milhões de litros de água bruta que a Coden tem capacidade para captar diariamente, a ECA 1 é responsável por 9,5 milhões. Os outros 7,8 milhões são captados pela Estação de Captação de Água – ECA 2, na represa São Jorge, que opera com dois conjuntos moto-bomba, cada um com capacidade de vazão de 80 a 90 litros por segundo.

 

“Além de aumentar a capacidade de bombeamento da água da Recanto, o novo motor está trazendo mais segurança no fornecimento de água tratada”, afirmou o diretor Técnico da Coden Rean Gustavo Sobrinho.

 

Para garantir a segurança hídrica da cidade, a Coden dispõe de 282,76 km de rede de distribuição, um volume de água bruta reservada de, aproximadamente, 2,5 milhões de metros cúbicos, e um volume de água tratada na ordem de 16 milhões de litros/dia.

 

Até outubro, a empresa deverá concluir o prolongamento da adutora Córrego Palmital – ETA 1, na Rodovia Rodolfo Kivitz, que permitirá a captação de 70 litros de água bruta por segundo, o equivalente a um terço da vazão diária total, que é de 210 litros por segundo.

 

Até o final de 2021, está prevista a conclusão da ETA 2 – Santo Ângelo, que garantirá um volume de água tratada de 3,6 milhões de litros/dia, aumentando em 20% o volume de captação atual.

 

No próximo ano, também está prevista a instalação de mais um reservatório de 700 metros cúbicos no bairro Las Palmas, elevando a capacidade total de armazenamento para 12.750 metros cúbicos. O projeto inclui a construção de adutora, 11 mil metros de rede e ligações de água nos lotes, o que beneficiará diretamente a área do Pós-Anhanguera, única região da cidade ainda não atendida com abastecimento de água.

 

Ainda em 2022, a Coden Ambiental deverá iniciar a construção da nova represa de Nova Odessa, anunciada pelo prefeito Cláudio José Schooder e a primeira no município em quase 30 anos. A obra deverá ampliar em até 20% o volume de água bruta armazenada da cidade e será construída na área existente ao longo da Rua Fioravante Martins até ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta, entre os bairros Jardim São Manoel e Jardim Maria Helena.

Veja também

Coden Ambiental entrega uniformes para funcionários dos setores operacionais

Leia na integra

Gestores de água, esgoto e meio ambiente de Mogi Guaçu e Mogi Mirim visitam ETE Quilombo de Nova Odessa

Leia na integra