Home . Notícias

Coden apresenta desempenho do 1º trimestre para membros de Conselhos e Comitês internos

30/06/2022 Por Edneia Reami

Em reunião realizada nesta quarta-feira (29/06) com os membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e dos Comitês Estatutários de Auditoria e Elegibilidade da Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, a diretoria da empresa apresentou o balanço patrimonial e o relatório gerencial referentes ao primeiro trimestre de 2022, além do parecer favorável da Auditoria Independente sobre as demonstrações contábeis.

 

Na ocasião, o presidente da empresa Elsio Alvaro Boccaletto relatou as mais recentes medidas preventivas que estão sendo tomadas para enfrentar uma possível estiagem prolongada nas próximas estações. De acordo com ele, além do desassoreamento da represa São Jorge, que já foi concluído, está em andamento a limpeza da represa Recanto e, em breve, deverão ser lançadas duas campanhas, uma de uso racional da água e outra de preservação de nascentes. “As previsões indicam baixo volume de chuvas na próxima temporada e nós precisamos trabalhar já para aumentar a disponibilidade de água e evitar eventuais racionamentos”, afirmou o presidente.

 

O diretor financeiro da Coden Hamilton Lorençatto apresentou uma prévia da Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Cooperativa, um documento exigido pela lei federal 13.303/16 e pelos Estatutos Sociais em que constam uma prestação de contas dos serviços realizados em 2021 e as ações adotadas para o alinhamento da empresa às políticas estatais para o setor. “Agora, este conteúdo segue para análise e sugestões dos membros dos Conselhos e Comitês”, explicou.

 

Ao se referir ao Balanço Patrimonial, o diretor informou que nos três primeiros meses do ano houve um desembolso financeiro de R$ 1,2 milhão causado pela correção salarial relativa ao período da pandemia, quando os reajustes foram suspensos por força de lei federal complementar.

 

O diretor ainda anunciou a regularização de todos os apontamentos feitos pelo TCE, acumulados de gestões anteriores. Comentou também que está em fase de finalização o estudo a ser entregue à ARES PCJ, agência reguladora do setor, para o reajuste da tarifa de água. Já com relação aos índices de endividamento e inadimplência, ficou demonstrado que ambos seguem controlados. “Nossa situação financeira é sólida e estamos preparados para os novos investimentos”, concluiu ele.

 

Os presentes também foram informados sobre as ações que estão sendo preparadas para serem executadas já nos próximos meses. Uma delas é a batimetria das represas que compõem o sistema de captação de água do município e outra é o projeto de construção do Parque Linear entre os bairros Jardim São Manoel e Jardim Maria Helena, no local onde seria construída a nova represa de Nova Odessa, mas cujo terreno se mostrou inviável para a obra.

 

Veja também

Tentativa de furto de fios de cobre na Estação de Captação de Água Palmital fracassa com alerta do sistema de monitoramento da Coden

Leia na integra

Prefeito e vice acompanham desassoreamento da represa São Jorge em Nova Odessa

Leia na integra