Home . Notícias

Coden apresenta desempenho do trimestre e aprova políticas de transparência em reunião com Conselhos e Comitês internos

31/10/2022 Por Edneia Reami

Na última quarta-feira (26/10), a diretoria da Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, reuniu-se com os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e dos Comitês de Auditoria e Elegibilidade, integrantes da estrutura de governança da empresa, para apresentar o desempenho econômico e financeiro do terceiro trimestre do exercício e aprovar, entre outros itens, as políticas de transparências elaboradas em consonância com a lei federal 13.303/2016, que rege as organizações de economia mista.

 

Na ocasião, o diretor financeiro da Coden Hamilton Lorençatto disse que as despesas vêm se mantendo controladas, os investimentos em obras estão sendo feitos e as manutenções das unidades e equipamentos seguem em dia. “A saúde financeira da Coden vai bem. Além de finalizarmos o terceiro trimestre com um saldo em caixa na ordem de R$ 4,5 milhões, em breve teremos um aumento de receita advindo do reajuste da tarifa, que em breve será determinado pela ARES PCJ, após três anos de congelamento por causa da pandemia”, ressaltou.

 

Sobre as variações do fluxo de caixa, o diretor explicou que os insumos utilizados no tratamento de água e esgoto encareceram nos últimos tempos, principalmente a energia elétrica. Outro ponto levantado foi o aumento do consumo de materiais ocasionado pelos testes em curso na Estação de Tratamento de Água – ETA2, a ser inaugurada em breve.

 

Ao relatar as ações que receberam investimentos, o diretor citou a reforma estrutura e impermeabilização do Reservatório Castelo, o desassoreamento da represa São Jorge, a limpeza das represas Recanto 1 e 2 e das duas que servirão de fontes de captação para a ETA 2, a Salto Grande e a Santo Ângelo. Ele também se referiu aos serviços de batimetria e ao cadastramento topográfico das nascentes dos sistemas Lopes e Recanto, um trabalho que vem sendo feito com o uso de ferramentas de geoprocessamento.

 

“O objetivo principal da Coden não é dar lucro, é investir na qualidade dos serviços. Por isso adotamos, a partir de 2021, quando assumimos a gestão da empresa, uma política de equilíbrio fiscal que contrabalança receitas e despesas para mitigar o elevado custo de pagamento de impostos. Isso nos permite reinvestir os recursos financeiros disponíveis na atividade da empresa’, explicou.

 

O presidente da Coden Elsio Alvaro Boccaletto anunciou o próximo investimento. “Nosso foco é a Estação de Tratamento – ETA 1. Já trocamos os filtros e, em breve, vamos recuperar os decantadores e floculadores. Será uma reforma ampla que permitirá o aumento da capacidade de tratamento”, concluiu ele.

 

Em atendimento às recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao final da reunião os presentes aprovaram as seguintes políticas: Acesso e Divulgação de Informação, Distribuição de Dividendos, Governança e Transação com Partes Relacionadas. Em breve, o conteúdo de cada uma estará disponível em www.coden.com.br.

 

 

 

Veja também

Coden Ambiental inaugura reforma do Reservatório Castelo, o mais antigo da cidade

Leia na integra

Coden Ambiental inicia coleta de dados para batimetria das represas responsáveis pelo abastecimento de água do município

Leia na integra