Home . Notícias

Coden comemora redução no índice de perdas

05/06/2014 Por pepe

Uma das lutas da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), assim como de muitas empresas responsáveis pelo serviço de água em um município, é a redução do índice de perdas de água tratada. A Coden, desde 2009, desenvolve o Plano Diretor de Combate as Perdas e através de várias ações conseguiu reduzir o índice de 48,47% (2009) para 34,42% (atuais).
 
A diferença foi muito significativa, em 2010 era de 48,05%, 2011 de 44,43%, em 2012 de 43,28% e maio de 2013, 41,27%, em dezembro do mesmo ano de 37,94, até chegar a maio deste ano em 34,42%. “Ficamos contentes com a redução e trabalhamos para reduzir mais ainda e atingir a meta de 20% de índice de perdas até 2020”, afirmou o diretor-presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro.
 
A Coden capta em média 15.500m³/dia. De acordo com estudos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), as perdas se dividem da seguinte forma: aproximadamente 50% correspondem à falta de medição (consumo clandestino e outros) e os outros 50% são realmente perdas físicas (vazamentos).
 
O Plano Diretor de Combate as Perdas da Coden apresentou obras necessárias a curto, médio e longo prazo, com um total de R$ 30 milhões de investimentos, aproximadamente. A Companhia já concluiu todas as obras de curto e médio prazo, cerca de 90% do proposto, adentrando ainda nas obras de longo prazo que estavam planejadas para o prazo de até 2020.
 
“Vamos elaborar um novo Plano de Combate as Perdas, ainda este ano, para apontar outras ações mais minuciosas e necessárias e assim atingir nossa meta, de 20% de índice. Além disso, temos que instruir a gestão de tudo isso, pois não é só implantar tem que ter uma gestão constante para que os índices não subam novamente”, frisou Ongaro.
 
A redução das perdas auxilia na melhora do sistema público de abastecimento, gerando economia de energia elétrica e redução do consumo de insumos para tratamento de água. Porém, o mais importante disso é a contribuição com o meio ambiente.
 
Sanasa – Na última quinta-feira (29) representantes da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A.) Campinas estiveram na Coden em reunião com o diretor-presidente, Ricardo Ongaro. Pela Sanasa participaram do encontro Maurício André Garcia, coordenador de Micromedição e Uso Racional e Ivan de Carlos, coordenador do Setor de Análises de Desempenho de Sistemas. Juliano Agostinho, da GeoSIG (Mapeamento Digital de Dados) e Caroline Pavan, funcionária do setor de Setorização da Coden, também participaram das discussões.
 
Ongaro explicou que a visita de técnicos da Sanasa teve como objetivo trocar informações e experiências. “Eles tem muito conhecimento neste sistema de Combate as Perdas, porém em alguns pontos como o georreferenciamento estamos mais avançados”, afirmou Ongaro.
 
Juliano Agostinho, da GeoSIG, fez uma demonstração do funcionamento do MapInfo. A empresa mapeou toda rede da cidade, em campo. Ele mostrou ainda um programa elaborado a partir de um cadastro da rede do município. “Com o MapInfo conseguimos localizar todas as ligações de água, mesmo as que não estão funcionando, uma por uma. Conseguimos saber os dados de cada hidrômetro, cruzando informações com o nosso sistema, baseado nas leituras dos registros”, explicou Caroline.

Veja também

Funcionários da ETE e ETA passam por treinamento de Cloração

Leia na integra

Coden alerta para eventuais interrupções no fornecimento de água

Leia na integra