Home . Notícias

Coden completa 37 anos nesta terça-feira

24/02/2014 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) completa nesta terça-feira, dia 25, 37 anos de fundação. Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Prefeitura. Foi criada em fevereiro de 1977 com o objetivo inicial de construir obras públicas e contribuiu com muitas, entre elas: escolas, creches, paço municipal, rodoviária e outras (veja link das principais obras https://lp.coden.com.br/obras-realizadas.php). Em 1980 passou a ser a concessionária pública de água e esgoto.
 
A água de Nova Odessa é captada 100% em mananciais próprios. Atualmente a concessionária trata e distribui, em média, 16 milhões de litros de água por dia, são 200 litros por segundo. No total são 20.620 ligações de água. A companhia tem um grande reconhecimento hoje, pela qualidade no tratamento da água.
 
“A Coden com sua equipe de funcionários, um total de 144 pessoas, trabalha diariamente para oferecer à população o melhor em termos de qualidade e quantidade em relação à água tratada”, afirmou o diretor-presidente, Ricardo Ongaro.
 
No último ano, a Companhia investiu em várias ações para evitar a perda de água tratada, como a troca de rede com tubulação antiga em seis bairros, a implantação do setor de Setorização e vai iniciar a troca de 12 mil hidrômetros. Apenas nestas três maiores ações tem um investimento aproximado de R$ 14,5 milhões.
 
Na parte de esgotamento sanitário está implantando a rede de coleta e afastamento em sete loteamentos de chácaras. Esta obra vai atender 751 chácaras, o que corresponde a cerca de 3,5 mil pessoas. A Coden também investiu para a ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, que eleva em 50% a capacidade de tratamento. Esta obra está em fase final.
 
100% dos bairros urbanos contam com redes coletoras de esgoto. Até o final deste ano, a Companhia passará a tratar 100% do esgoto doméstico urbano na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, localizada próxima à divisa com Americana. A Estação tem capacidade para tratar 85 litros de esgoto por segundo, tudo o que é produzido pela população novaodessense, cerca de 52 mil habitantes.
 
Mantém ainda estudo visando à possibilidade de o município ter outro ponto de captação de água, também visando o crescimento da cidade.
 
2014 – Para 2014 tem entre os projetos a serem desenvolvidos a troca de rede de água do Jardim Éden, no valor de R$ 1,2 milhões. A substituição de 12 mil hidrômetros e construção de uma nova ETE, na bacia do córrego Capuava. Tem ainda projeto para a construção de duas novas represas.
 
“Todos estes projetos dependem de recursos. Estamos em busca da aprovação dos mesmos. Vale lembrar que não são projetos pequenos, pelo contrário, são grandes e de alto custo e que trarão inúmeros benefícios ao município. A cidade cresce e se desenvolve e a Coden acompanha, sempre com o objetivo de oferecer o nosso melhor”, afirmou o diretor-presidente, Ricardo Ongaro.

Veja também

PCJ – Fehidro: Coden solicita recursos para dois novos projetos

Leia na integra

Coden adquire mais duas motos para o setor de Fiscalização

Leia na integra