Home . Notícias

Coden dá início ao desassoreamento das represas

18/08/2014 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) deu início esta semana ao trabalho de desassoreamento da Represa Recanto 2, uma das cinco represas que abastecem o município. O objetivo é aumentar a capacidade de reservação de Nova Odessa.
 
As máquinas estão trabalhando na cabeceira da represa, onde o solo está mais seco e mais firme. De acordo com o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, devem ser retirados do local pelo menos 1.000 caminhões de terra e o trabalho continuará durante todo o período de estiagem. “Enquanto não chover vamos trabalhar no desassoreamento”, afirmou.
 
O desassoreamento é uma das medidas adotadas pela Coden para garantir o abastecimento mesmo em períodos de estiagem. Além disso, a companhia busca a viabilização de recursos junto ao Governo Federal para construção de uma nova represa e de uma estação de tratamento de água na região do Pós-Anhanguera.

CAPTAÇÃO – Desde o dia 8, a Coden iniciou a captação no córrego Filipada. São captados cerca de 15 litros de água por segundo, durante 20 horas do dia, o que representa 1.080.000 de litros por dia. Isso corresponde a 10% do que vem sendo tratado diariamente, um total de 10,5 milhões de litros por dia, após o início do fechamento dos reservatórios das 21h às 10h.

 
Com essa medida e a colaboração da população, a companhia reduziu o volume de água tratada de 15 milhões para 10,5 milhões de litros por dia. A economia no período chega a 135,5 milhões de litros, volume suficiente para abastecer a cidade por 13 dias.
 
“Estamos reduzindo o volume tratado e buscando outras fontes de abastecimento, mas precisamos muito da colaboração da população. É preciso economizar porque as previsões de chuva são somente para outubro e vai demorar para encher as represas”, afirmou Ongaro.

Veja também

Coden passa a captar água do córrego Filipada

Leia na integra

Diretor da Coden fala na escola Simão Welsh durante evento aos pais

Leia na integra