Home . Notícias

Coden de NO entrega Relatório Anual 2011 de Qualidade: água tratada e distribuída continua 100% potável

09/02/2012 Por pepe

Os 21.545 imóveis consumidores de Nova Odessa recebem a partir do próximo dia 15, junto às contas de fevereiro com vencimento em março, o Relatório Anual de Qualidade da Água que é tratada e distribuída à população pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura Municipal. Como nos anos anteriores, o relatório de 2011 comprova que a qualidade da água tratada de Nova Odessa permanece excelente, sendo 100% potável e atendendo a todos os 135 parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

O relatório é uma exigência do Decreto Federal nº 5.440/2005, que “estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano”.

O relatório é uma síntese das análises físicas, químicas e biológicas realizadas mensal e semestralmente pela equipa da ETA (Estação de Tratamento de Água) da Coden e por laboratórios externos especializados. Segundo todas as análises realizadas ao longo do ano passado, a água tratada segue todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 518/2004, do Ministério da Saúde. Os índices de coliformes totais e coliformes fecais, por exemplo, permaneceram zerados ao longo dos 12 meses.

O documento é composto de um quadro principal, com o resumo, parâmetro a parâmetro, dos resultados das análises de qualidade da água realizados mensalmente ou semestralmente, uma tabela com explicações sobre o significado das siglas e números apresentados e um material complementar com as informações exigidas pela legislação – como o nome da própria empresa responsável pelo serviço de Água, incluindo seus canais de atendimento ao consumidor.

Todos os parâmetros apresentados no quadro principal, por exemplo, têm VMP (Valor Máximo Permitido) abaixo do limite máximo de unidades por litros estabelecido pelo Ministério – alguns até mesmo muito próximos a zero ou zerados.

No material complementar é ressaltado que, ao contrário de municípios vizinhos, a água de Nova Odessa é captada em mananciais próprios, as represas criadas nas bacias dos córregos Recanto e Lopes, que nascem no próprio território do Município, e não nos rios que cortam a região.

Além do material impresso anexado às contas de água de todos os consumidores da cidade, o relatório também estará disponível, até 15 de março, no site da Coden (o www.coden.com.br) e em diversos locais da cidade – entre eles, a sede da Companhia, o Paço Municipal, as quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Hospital e Maternidade de Nova Odessa. Tudo visando garantir sua ampla divulgação.

“Desde que assumiu a concessão do serviço de reservação, captação, adução, tratamento e distribuição de água, nos anos 1980, a Coden mantém seu compromisso para com a população de Nova Odessa, que é entregar aos imóveis uma água de excelente qualidade, em quantidade abundante, boa pressão e que pode ser bebida diretamente das torneiras dos cavaletes”, reforçou o diretor presidente da Companhia, engenheiro Ricardo Ongaro, parabenizando a equipe de operadores e gerência da ETA do Jardim Bela Vista pelo resultado.

A Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública. A Coden trata e distribui, em média, 15,5 milhões de litros de água por dia.

Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/

Veja também

Licitação para dióxido de cloro na ETA da Coden de NO traz economia de 37,4% sobre o custo estimado

Leia na integra

Combate às Perdas: Coden de NO inicia nesta 5ª-feira troca da adutora da rede de água do Centro

Leia na integra