Home . Notícias

Coden de Nova Odessa adquire caminhão e hidrojato modernos para desentupimento das redes

19/05/2009 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) recebeu na última segunda-feira um novo caminhão zero quilômetro para sua frota. O mesmo veículo vai receber, nos próximos 60 dias, um novo equipamento hidrojato, a ser utilizado na desobstrução e limpeza das redes de água e esgoto. Os novos equipamentos vão substituir ao conjunto atualmente em utilização, que tem quase 30 anos de uso.

O prefeito Manoel Samartin e o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, receberam as chaves do veículo das mãos de Marcos Gimenes, consultor de vendas da Carueme Caminhões Ltda, de Campinas – concessionária vencedora da licitação realizada pela Companhia.

Foram investidos R$ 124,6 mil no caminhão e mais R$ 139 mil no hidrojato, um conjunto motobomba hidráulico e informatizado que produz até 234 bars de pressão, também adquirido via licitação.

“É um investimento necessário e muito bem feito pela Coden, que assim atualiza um equipamento essencial para o serviço que a companhia presta para nossa população”, afirmou Samartin.

“O caminhão vai ser licenciado assim que receber o novo equipamento hidrojateador, que nossa equipe técnica vai utilizar para os serviços de desobstrução (desentupimento) das redes de esgoto das vias públicas da cidade e também na desobstrução dos ramais de ligação de água nas residências”, explicou Ricardo Ongaro.

Nada se perde

Segundo o diretor presidente da Coden, ao contrário do hidrojato atual, o novo equipamento não precisa de um motor diesel próprio, sendo acionado pelo próprio motor 4 cilindros diesel turbo/intercooler do novo caminhão – um Ford Cargo 1317E ano e modelo 2009. “É um hidrojato mais moderno, que não requer motor estacionário, economizando combustível”, salientou.

Ainda segundo Ongaro, o caminhão hidrojato atual será desmontado. “O caminhão, um Dodge ano 1980, vai incrementar nossa frota e deve receber uma carroceria de madeira para o transporte de material para nossas obras, serviço hoje feito com um caminhão basculante, mais difícil de carregar e descarregar. Já o motor do antigo hidrojato, um 6 cilindros diesel, será usado como motor estacionário reserva do nosso sistema de bombeamento de água, onde for mais necessário”, adiantou o engenheiro.


 

Veja também

Plano de Combate às Perdas: Coden adota sistema de telemetria da rede de água

Leia na integra

Coden já enche novamente 1ª metade da Represa Lopes 1, que passou por desassoreamento

Leia na integra