Home . Notícias

Coden de Nova Odessa é representada na 42ª Assembleia Nacional da ASSEMAE, em Maringá/PR

19/06/2012 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa foi representada pelo gerente Químico José Hilário Pessoa e pelo operador técnico da ETA (Estação de Tratamento de Água), Evaldo Coradini, na 42ª Assembleia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municiais de Saneamento), realizada de 10 a 15 de junho no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá/PR.

Segundo Paulo Sérgio Scalize, coordenador dos Trabalhos Técnicos apresentados durante o encontro nacional (que teve como tema “Saneamento Básico: Desafios e Cenários para a Universalização”), os milhares de técnicos presentes tiveram a “oportunidade de se atualizar em tecnologia, política, financiamento, produtos, serviços e, principalmente, participar de uma proveitosa troca de experiências na área do Saneamento Ambiental, a 16ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento”.

“Agradecemos a diretoria da Coden pela oportunidade em participar desta assembleia, na qual tivemos contato com profissionais da área de Saneamento de todo o Brasil, trocando experiências e participando de cursos. Concomitantemente aos cursos e palestras, houve uma exposição de tecnologias tanto de água como de esgoto e manutenção de redes diversas, o que nos fez crescer ainda mais como profissionais”, agradeceu Pessoa.

Segundo o gerente Químico da Coden, “um profissional habilitado e capacitado contribui no bom desempenho da empresa, além de ser valorizado”. Todas as anotações e o material informativo trazido de Maringá pelos representantes da Companhia foram distribuídos aos profissionais dos setores responsáveis por cada área.

Carta

Ao final do encontro, a “Carta de Maringá”, aprovada pelos pelos participantes da 42ª Assembleia Nacional da Assemae, reivindicou, entre outras coisas, a publicação do Plano Nacional de Sanaeamento (Plansab) e a posterior organização do Governo Federal para executá-lo e monitorá-lo pelas próximas duas décadas.

Segundo a Associação, a elaboração do Plansab foi iniciada em 2008 e interrompida em 2011, quando entraria em processo de consulta pública. Na carta, os participantes alertam para a necessidade de reforçar as ações pela universalização do saneamento, reafirmam compromissos com o setor, apresentam uma série de considerações sobre do saneamento básico no País e assumem o compromisso com a criação do Observatório do Saneamento.

O observatório teria como objetivo oferecer maior transparência na política pública, na alocação de recursos e na concessão de benefícios, aprofundando a vigilância da sociedade, com a perspectiva de dar visibilidade, fiscalizar, denunciar e atuar frente a distorções que possam se manifestar no setor. A íntegra da Carta de Maringá está disponível no site da Assemae, o www.assemae.org.br.

Vagner Salustiano
Assessor de Comunicação da Coden
Com informações da Assemae

 

Veja também

Toda a cidade deve economizar ao longo desta 4ª-feira por conta de rompimento da adutora Recanto

Leia na integra

Combate às Perdas: Adiada pelas chuvas, troca da rede de água do Bela Vista começa nesta terça-feira

Leia na integra