Home . Notícias

Coden de Nova Odessa finaliza reforma e modernização da ECA (Estação de Captação de Água) Recanto

31/08/2010 Por pepe

Já está em fase final a reforma, modernização e ampliação da ECA (Estação de Captação de Água) da Represa Recanto 1, a principal fonte do sistema de armazenamento, tratamento e distribuição de água da cidade. A obra, realizada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), começou em outubro de 2009 e está orçada em mais de R$ 300 mil. Atualmente, resta apenas fazer o aterramento dos novos pára-raios, a instalação dos novos portões e a finalização da pintura.

Nesta quarta-feira, 1º de setembro, a captação no Sistema Recanto será paralisada por aproximadamente quatro horas, para a realização da interligação final dos novos equipamentos de bombeamento na adutora que leva a água bruta até a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, sede da Companhia.

Por isso, a orientação do diretor presidente da empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico da cidade, Ricardo Ongaro, é para que a população economize água nesta quarta e quinta-feira, período necessário à plena recuperação do nível dos reservatórios dos bairros (as grandes caixas d’água espalhadas pela cidade, que somam 11 milhões de litros).

A reforma

As melhorias incluem a construção de uma nova estrutura estaiada (um jogo de treliças metálicas suspensas por cabos que avança sobre a superfície da represa) para captação superficial, que serve para permitir a captação de água com menor quantidade de partículas suspensas.

Também foi instalado um novo conjunto motobomba de 300 cavalos de potência, que tem a mesma capacidade de bombeamento dos dois atuais conjuntos de 250 cavalos cada. Foi feita ainda a ampliação do prédio, a troca de todo o telhado e a modernização de todas as instalações elétricas (fios e painéis) e hidráulicas (tubulação).

Foi instalado também um “soft start” (equipamento que evita picos de energia na hora de dar a partida nos motores elétricos das bombas, evitando multas à Coden).

O objetivo da modernização da ECA Recanto é economizar até 40% da energia utilizada hoje, mas sem perda de potência – ou seja, mantendo a mesma captação de 120 litros por segundo. Com a economia, que deve girar em torno de R$ 12 mil por mês, o investimento deve ser amortizado em apenas 24 meses.

Ongaro adiantou que a nova bomba, que é muito mais moderna, será testada pela primeira vez também nesta quarta-feira, após a sua interligação. “A ECA ficou muito bonita, além de bem mais eficiente do ponto de vista do consumo de energia. Nos próximos dias, devemos realizar uma inauguração formal da obra, convidando autoridades e população”, completou o engenheiro.


 

Veja também

Deputado que intermediou verba, Aldo Rebelo vistoria obra da ETE Quilombo, em Nova Odessa

Leia na integra

Reforma prédio da Estação de Tratamento de Água da Coden, no Bela Vista, segue a todo vapor

Leia na integra