Home . Notícias

Coden de Nova Odessa inicia distribuição das Declarações de Quitação de 2011 a 16.170 consumidores

29/01/2012 Por pepe

Pelo terceiro ano consecutivo, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) iniciou dentro do prazo legal a entrega das Declarações de Quitação Anual a 16.170 consumidores que não têm débitos pendentes de 2011 para com o serviço municipal de Água e Esgoto. As declarações começaram a ser entregues anexas às contas de janeiro (com vencimento em fevereiro). A entrega prossegue ao longo dos próximos dois ou três meses, até cobrir todos os bairros da cidade.

As declarações substituem legalmente todos os comprovantes de pagamento mensais do ano passado. Isto significa que o consumidor que receber a Declaração de Quitação anual pode guardar apenas ela e descartar os comprovantes mensais de 2011. Mas atenção: só recebe a declaração quem não ficou devendo nada para a Coden ao longo de todo o ano passado.

A distribuição da declaração atende à Lei Federal nº 12.007/2009, que prevê a emissão de uma Declaração de Quitação Anual de Débitos por todas as pessoas jurídicas (empresas) prestadoras de serviços públicos ou privados, até abril do ano seguinte. A ideia é diminuir a quantidade de contas pagas, recibos e boletos que os consumidores devem manter guardados por períodos que variam conforme o caso.

“Nos dois primeiros anos em que entregamos as declarações (em 2010, referentes aos pagamentos de 2009, e 2011, referentes aos pagamentos de 2010), muitas pessoas procuraram a Coden achando se tratar de uma nova cobrança. Mas é exatamente o contrário: quem recebe esta declaração está com seus débitos do ano anterior em dia. Com o passar dos anos, as pessoas estão compreendendo melhor esta lógica”, explicou o diretor financeiro da Companhia, Brauner Feliciano.
Também como nos anos anteriores, a distribuição das declarações junto às contas de água está sendo feita por bairros. Assim, há bairros cujos consumidores estão recebendo suas declarações de quitação já nas contas com vencimento em fevereiro, enquanto outros bairros as receberão em fevereiro, março e, se necessário, até mesmo em abril.

Neste mês, estão recebendo as declarações os imóveis dos seguintes bairros: 23 de Maio, Alvorada, Berzin, Campo Belo, Campos Verdes, Capuava, Ceci Ovos, Éden, Eneides, Fabrício, Flórida e Primavera, Guarapari, Jequitibás, Klavin, Lírios, Monte das Oliveiras, Nossa Senhora de Fátima, Palmeiras, Pinheiros, Planalto, Recanto Solar, Santa Luiza, Santa Rita 1 e 2, Santa Rosa, São Francisco, São Jorge, São Manoel, Triunfo e Vila Azenha.

Os consumidores que quitaram débitos de 2011 com atraso e a partir de janeiro de 2012 não devem receber automaticamente a declaração. Neste caso, o interessado deve procurar o Balcão de Atendimentos, situado na Rua Eduardo Leekning, nº 550, no Jardim Bela Vista, para solicitar sua declaração. O atendimento funciona nos dias úteis, sempre das 8h30 às 16 horas.

Troca da Rede

Além das declarações, os consumidores do Centro e dos jardins Santa Rosa e Bela Vista também receberam, junto às contas de água de janeiro, um panfleto informativo explicando, passo a passo, como está sendo feita a obra da troca da antiga de rede de água do Centro por modernos tubos de polietileno de alta densidade, que possui 100 anos de garantia contra vazamentos. A obra, de R$ 3,5 milhões, é uma das principais etapas do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada da cidade. Em breve, o mesmo deve acontecer em partes do Santa Rosa e do Bela Vista ainda em 2012.

A Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública. A Coden trata e distribui, em média, 15 milhões de litros de água por dia.

Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/

Veja também

Coden investe R$ 157,9 mil em novo caminhão basculante para agilizar serviço de “caça vazamentos”

Leia na integra

Prefeito de Nova Odessa vistoria melhorias na barragem da principal represa de abastecimento

Leia na integra