Home . Notícias
11/12/2011 Por pepe
Funcionários da empresa especializada contratada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa deram início nesta segunda-feira, 12 de dezembro, a mais uma etapa da obra de reforma e modernização da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista. A nova etapa de implantação de melhorias técnicas consiste na troca dos elementos filtrantes dos Filtros 1 e 2 da ETA, começou pela retirada do material anterior e acontece paralelamente ao final da etapa de modernização dos Tanques Decantadores 3 e 4.
Os Filtros 3 e 4, construídos de forma alinhada com os Decantadores de mesma numeração, já haviam sido modernizados recentemente – assim como os próprios Decantadores 1 e 2, modernizados em anos anteriores. Para completar o “ciclo” de modernização total da ETA, faltava apenas a modernização dos dois primeiros filtros.
Conforme explicou o gerente Químico Operacional da ETA, José Hilário Pessoa, os Filtros 1 e 2 vão ganhar agora camadas duplas de areia e carvão antracito, o que melhora sua performance. Antes, havia apenas uma camada simples de areia. “As camadas duplas filtram mais e melhor a água, passando a ter mais eficiência”, explicou. Apesar de vinculados aos respectivos Decantadores, os filtros são interligados entre si e também funcionam independentemente destes.
Decantador 4
As equipes da empresa Sanerveg Consultoria em Projetos e Obras Ltda, vencedora da licitação para modernização da ETA, mantém paralelamente a instalação dos novos equipamentos que vão ampliar a capacidade do Decantador 4. Semana passada, foram instaladas as novas calhas de superfície.
Assim como já havia sido feito no terceiro tanque, o Decantador 4 ganhou nesta segunda-feira sua nova cortina defletora. Situada no centro do Decantador, a estrutura em plástico azul fica instalada na vertical, a partir da altura da lâmina d’água, e serve para diminuir a velocidade da água, forçá-la a “entrar” na segunda metade do tanque por baixo dos módulos “colmeia” e, assim, dar mais tempo para que a matéria sólida decante na forma de lodo.
A próxima etapa é exatamente a instalação dos módulos “colmeia”, placas de polietileno expandido que se encaixam e são instaladas com inclinação de 60 graus, criando uma “grade de contato” que aumenta em até 80% a capacidade de decantação de matéria sólida contida na água que passa pelo equipamento.
Após a reforma dos Decantadores 1 e 2, a ETA tinha tido sua capacidade elevada de 150 para 200 litros de água tratada por segundo. A Companhia investe R$ 799,7 mil na modernização dos Decantadores 3 e 4 e dos Filtros 1 a 4, o que vai elevar a capacidade da ETA em 25%, para 250 litros por segundo – mesmo sem a necessidade de construção de novos tanques. Cada Decantador tem capacidade volumétrica de 400 metros cúbicos (o equivalente a 400 mil litros).
A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.
Leia mais sobre a Coden em:
https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/
Leia na integra